Sair da rotina de férias pode ser muito difícil. Principalmente quando a rotina de dormir, comer e passear muda muito entre o período de férias e o de aula. Se seu filho já está começando a reclamar da volta às aulas, aqui vão algumas dicas para ajudar você e seu filho a se prepararem para esse novo período letivo:

- Fale de forma positiva sobre a escola e o retorno às aulas. Sempre que possível, inclua uma frase positiva sobre a volta às aulas nos momentos divertidos do dia do seu filho. Você pode dizer coisas como “não vai ser legal poder ver seus amiguinhos todos os dias?” enquanto brinca com seu filho, ou “você vai ter um monte de coisas novas pra me contar sobre o que aprendeu na escola”.

- Inclua seu filho nas preparações para a escola. Deixe que seu filho ajude a comprar, separar e arrumar os materiais escolares, dessa forma ele já vai se acostumando com os materiais que vai utilizar durante o ano.


- Ajuste a rotina com antecedência. Principalmente se seu filho for estudar de manhã, é importante que ele já esteja mais acostumado a ir dormir mais cedo e também a levantar mais cedo. Você pode fazer este ajuste gradualmente, antecipando a cada dia 15 minutos ou meia hora da rotina de sono do seu filho. O mesmo vale para a hora em que ele acorda.

- Converse com seu filho sobre o que ele espera do novo ano letivo. É importante saber das expectativas do seu filho, além de você poder ajudar seu filho a se preparar para a escola, você também pode descobrir ansiedades e medos do seu filho em relação à escola.

- Se você sentir que seu filho está muito ansioso com a ida à escola, é importante conversar com ele. Procure saber se aconteceu alguma coisa para que ele se sinta assim ou se ele tem medo de que alguma coisa aconteça no novo ano letivo. É importante que você saiba o que acontece com seu filho na escola, não só o que ele está aprendendo, mas também como é a relação dele com professores e coleguinhas.


- Não se desespere. Sendo ou não a primeira vez que você deixa seu filho na escola, é importante que você não se desespere nem demonstre ansiedade. As crianças sentem o clima em volta delas com muita facilidade e com certeza seu filho vai perceber que você está nervosa, o que pode deixa-lo ainda mais nervoso.

Seguindo estas dicas, você e seu filho com certeza vão ter uma volta às aulas mais tranquila. Deixar tudo preparado com antecedência, explicar e mostrar para o seu filho porque e quando ele deve voltar à escola e conversar com ele sobre qualquer expectativa ou problema que ele possa ter na aula, com os professores ou com os colegas são os pontos mais importantes.


A Be Little tem uma linha de moletinhos básicos que são ideais para a ida à escola. Com cores neutras, tecido macio e formato confortável, nossas calças e blusas são indispensáveis para que você e seu filho estejam preparados para voltar à escola.

Queremos compartilhar de todos os momento do seu filho com você. Envie uma foto do seu filho no primeiro dia de aula em nosso Facebook, Instagram ou para o e-mail lojavirtual@belittle.com.br e receba um super desconto em seu e-mail, além de ver a fotinho do seu filho aqui no Blog e nas nossas redes sociais!

Até a próxima!