Viajar com crianças pode ser uma ótima aventura. Seja de carro, ônibus, trem ou avião, alguns cuidados são necessários para fazer da viagem uma lembrança maravilhosa, tanto para você quanto para o seu filho.

O primeiro passo para se ter uma ótima viagem é escolher o destino com cuidado. Leve em consideração a idade do seu filho. É muito diferente planejar uma viagem com crianças muito pequenas, que ainda passam a maior parte do dia dormindo ou no colo, do que uma criança maior, que já aprendeu a andar e a falar ou de uma criança que de 5 ou 6 anos que já está aprendendo a ler e escrever.


Enquanto seu bebê ainda está no colo, o destino é aquele lugar para onde você quer ir. É necessário planejar passeios e programas de acordo com a rotina do bebê, mas o local em si não vai fazer muita diferença para o seu bebê. Nesta fase, o mais importante é que você tenha sempre por perto uma boa bolsa com tudo o que você e seu bebê vão precisar para passar o dia, seja uma troca de roupa, fraldas, mamadeira ou o brinquedinho favorito do seu bebê.

Conforme as crianças vão crescendo, as viagens precisam incluir mais dos gostos e vontades das crianças, planejar uma viagem onde hotel, passeios e programas não incluem nenhum atrativo para as crianças pode ser um verdadeiro pesadelo. Mas isso não quer dizer que você não possa incluir passeios ou atrações que sejam de seu interesse, intercalar programas e passeios que permitam seu filho correr, pular e brincar com passeios mais calmos, com uma visita a um museu de arte ou outro programa que seja de seu interesse, permite que tanto você quanto seu filho desfrutem da viagem.


Para crianças maiores, que já começam a opinar e perguntar sobre tudo o que estão vendo, vale a pena encontrar lugares que instiguem essa curiosidade. Museus de história natural, parques aquáticos e parques temáticos podem encantar seu filho além de possuírem, também, atrações para os adultos.

O mais importante é que o destino seja adequado para você e para o seu filho. Contate o hotel para saber se possuem espaço para crianças, ou alugue uma casa próxima a um parquinho para que seu filho possa brincar e se divertir. Reserve as passagens com antecedência, e tenha certeza de que a companhia aérea ou linha de ônibus possuem espaço para troca de fraldas ou qualquer outra necessidade do seu filho.

Aproveite toda a experiência, fazer da viagem parte da aventura ajuda você e seu filho a relaxar e aproveitar ainda mais a viagem.


Nos próximos posts vamos dar dicas sobre como arrumar malas, que tipos de documentos são necessários levar além de outras dicas sobre como viajar com seu filho em qualquer fase da vida dele.

Até a próxima!

Viajar com Crianças - O Que Levar?