Ouvir as primeiras palavras do seu filho é um sentimento indescritível, principalmente quando a primeira palavra é mamãe ou papai. Os primeiros sons começam desde cedo, com os choros, gritos e risadas, mas as primeiras palavras reconhecíveis normalmente aparecem entre 10 e 14 meses de vida.

Cada nova palavra é uma vitória, e mesmo quando ela não sai perfeitamente, você acha uma gracinha. Falar errado, trocando letras, encurtando palavras ou dando novos nomes para as coisas é comum a todas as crianças, e faz muitos pais e mães se derreterem.

E enquanto seu filho é pequeno e está na fase de aprendizado e desenvolvimento da fala, ouvir coisas como papato (em vez de sapato) ou memeio (para vermelho) é normal e não deve ser corrigido com briga ou irritação. Existe um momento e uma forma certa de se corrigir estes erros, e repreender cada vez que seu filho troca alguma letra pode causar problemas de autoestima e até problemas mais sérios de fala e comunicação.

A troca de fonemas (sons das letras) é comum nas crianças, principalmente entre 2 e 5 anos, já que é durante esse período que elas estão descobrindo e aprendendo a falar. Os principais tipos de trocas são:

- Omissão: quando a criança não pronuncia algum som (ex: “cao” no lugar de “carro”).

- Substituição: quando acontece troca de algum som (ex: “balata” em vez de “barata”).

- Acréscimo: quando a criança inclui algum som onde não existem (ex: “atelantico” em vez de “atlântico”).

O desenvolvimento da fala acontece em etapas, começando pelas vogais, que os bebês começam a pronunciar a partir dos 6 meses. Conforme o bebê vai crescendo e se desenvolvendo, começa a pronunciar as consoantes, começando pelo b, m e p por volta dos 18 meses. Aos 2 anos começam as pronuncias de t, d e n, aos 2 anos e meio, dos sons de k, g (como em guerra) e nh. Aos 3 anos são pronunciados f, v, s, e z, e aos 3 anos e meio os sons de x (ch) e j (como em hoje). É aos 4 anos que os sons de l, lh, r, rr, s e r entre consoantes deve estar estabilizado.

Se mesmo depois dos 5 anos seu filho continua trocando letras, pode ser a hora de buscar aconselhamento de um fonoaudiólogo. Existem vários motivos que podem causar uma criança a fazer essa troca de sons, que podem ser físico (quando existe alguma má formação nos órgãos responsáveis pela fala, boca, dentes, língua, palato, ou algum problema de audição) ou o mais tipo mais comum, a dislalia funcional, que ocorre quando a criança articula de forma errônea um fonema. As causas da dislalia funcional são várias, e apenas uma consulta com um fonoaudiólogo pode precisar a causa dela.

A linguagem começa na criança através da imitação. Ela imita sons e palavras que escuta a sua volta, então quanto mais os pais e familiares, ou pessoas que convivem com a criança, falam de forma infantilizada, repetindo as palavras como a criança fala, maiores são as chances de a criança continuar falando errado.

Para começar a corrigir a fala, procure repetir o que a criança disse utilizando a forma correta da palavra, por exemplo, se seu filho disser:

- Mamãe, quelo aga!

Você pode repetir as palavras:

- Você quer agua, filho?

Dessa forma a criança escuta a forma correta de dizer aquelas palavras e, com tempo e repetição, vai começar a pronunciar estes sons de forma correta. Se mesmo com repetição e correção das palavras seu filho continuar trocando consoantes, procure um fonoaudiólogo, que poderá examinar e diagnosticar seu filho indicando qual o melhor tratamento para ele.

A dislalia, quando persistente e não corrigida, pode trazer problemas na alfabetização, troca de letras na escrita, problemas na leitura em voz alta e até mesmo problemas de compreensão de um texto escrito. O acompanhamento de um fonoaudiólogo e o auxílio dos professores nessa fase é essencial para que seu filho cresça e se desenvolva de forma saudável.

A Be Little se preocupa com seu filho, e quer te ajudar a cuidar dele em todas as fases da infância dele. Para isso, nossas roupinhas são feitas apenas com tecidos de qualidade, macios e confortáveis, e que não irritam a pele sensível das crianças.

Conheça nossa coleção de Verão: Melbourne 2016/2017 e ganhe 10% de desconto utilizando o cupom MEULBOURNE antes de finalizar seu pedido.

Cupom válido até 31/10.