Para pais e mães de primeira viagem, ou mesmo tios, tias, irmãos, madrinhas ou padrinhos, trocar uma fralda pode parecer uma tarefa impossível. Manter o bebê quietinho e distraído durante a troca de fralda pode ser uma tarefa dificílima, descobrir qual o lado certo da fralda, o que fazer com a fralda suja, ou mesmo impedir que um menininho te dê um banho de xixi são missões aparentemente impossíveis.


O primeiro passo é ter tudo o que você pode precisar à mão. Isso inclui: Um local apropriado (com um trocador impermeável e de fácil limpeza), uma fralda limpa, um lixo (ou saco de lixo para colocar a fralda suja), algodão e agua morna ou lenços umedecidos, pomada contra assaduras, fita crepe ou alfinete de segurança (caso esteja utilizando fralda de pano que não tenha velcro), uma troca de roupa (em caso de acidentes ou de a fralda ter vazado), um brinquedo para distrair o bebê e, na troca de fralda dos meninos, um pano ou fralda para impedir um banho de xixi.


Com tudo isso a mão, você pode começar o processo. É importante ter tudo próximo a você, para que você não precise deixar o bebê sozinho para buscar alguma coisa que tenha esquecido. Para saber se o bebê precisa de uma troca de fralda, você pode colocar um dedo limpo dentro da fralda para sentir se ela está molhada, sentir o cheiro da fralda, ou sentir se ela está pesada.


Aqui está o passo a passo para a troca da fralda:

- Lave bem as mãos, deite o bebê sobre o trocador e retire a roupinha dele até que ele fique apenas com a fralda (em dias frios ou durante a noite, você pode tirar apenas as perninhas do bebê da roupinha para liberar a fralda).

- Solte as fitas adesivas da fralda e as dobre sobre si mesmas, para não grudarem no bebê, mas ainda não retire a fralda suja. 

- Levante as pernas do bebê e dobre a fralda para debaixo dele, aproveitando para tirar a maior parte do cocô com a própria fralda. 

- Se for um menino, coloque uma fralda de pano dobrada (ou um outro pano ou toalha) sobre o pênis do seu filho, para evitar uma chuveirada imprevista. 

- Limpe a parte da frente do bebê com um algodão embebido em água morna ou com um lenço umedecido. Nas meninas, limpe sempre da frente para trás, para não deixar as bactérias das fezes entrarem na vagina. 

- Levante as pernas do bebê e limpe bem o bumbum dele. 

- Tire a fralda suja debaixo dele e coloque a limpa. A parte com as fitas adesivas deve ir embaixo do bumbum do bebê. Tente deixar a parte entre as pernas bem esticada. 

- Passe um creme antiassaduras na parte da frente e no bumbum. Esse tipo de pomada costuma ser grudento, então aproveite e limpe o seu dedo na própria parte de dentro da fralda, antes de fechá-la. 

- Feche a fralda limpa com as fitas adesivas, deixando-a justa, mas não apertada. Se você colocar o pênis do seu filho para baixo, evita vazamentos por cima da fralda. Mas há meninos que se sentem mais confortáveis com o pênis para cima. Verifique os elásticos das pernas para ver se não estão dobrados para dentro. 

- Enrole a fralda suja numa bolinha, feche com as fitas adesivas e a jogue no lixo, de preferência dentro de um saco plástico, se tiver cocô, para isolar o cheiro. 

- Vista o bebê e lave bem as mãos. Pronto! 


Impedir o bebê de se mexer e querer rolar para fora do trocador pode ficar mais difícil, conforme ele vai crescendo e ficando mais móvel. Falar com o seu bebê durante a troca de fralda, ou utilizar um brinquedo pode ajudar a manter o bebê calmo e no lugar por mais tempo, o que facilita a troca.

Deixe um comentário com histórias, duvidas ou dicas sobre a troca de fralda e receba um cupom de desconto em seu e-mail!