A transição da fralda para o penico (ou vaso sanitário) pode ser traumática para as crianças, principalmente quando elas não estão prontas psicologicamente para essa mudança. Por esse motivo, vamos dar aqui 10 dicas de como efetuar essa mudança de forma tranquila para você e para o seu filho!

1 – Encontre o momento certo para começar o processo, normalmente por volta dos 2 anos de vida. Preste atenção aos sinais que seu filho dá, se ele começa a te avisar que fez xixi ou coco, se ele começa a se esconder ou se abaixar quando está fazendo alguma coisa. Preste atenção também se ele demonstrar sinais de que não está pronto para começar esta etapa.


2 – Tenha um penico ou adaptador para vaso sanitário instalado, não exponha seu filho deixando o penico no meio da sala, este é um momento privado e é bom já ir acostumando seu filho a fazer as necessidades no banheiro.

3 – Escolha o momento e as roupas certas para começar esta transição. Pense que você vai precisar tirar a roupa do seu filho rapidamente quando ele te avisar que precisa ir ao banheiro, e ter várias camadas de roupa pode atrapalhar você e seu filho, causando acidentes desnecessários.

4 – Não pressione seu filho a utilizar o penico nem dê bronca em casos de acidentes. Qualquer demonstração de sentimentos negativos podem fazer com que seu filho tente segurar demais o xixi ou o coco, podendo causar prisão de ventre ou infecção urinária.


5 – Explique e converse com seu filho até que ele entenda que precisa pedir para utilizar o banheiro, dessa forma você estará apto a ajuda-lo e diminuir possíveis acidentes.

6 – Não deixe todo o trabalho na mão da escola. Ajudar no desenvolvimento do seu filho é uma tarefa sua. A escola deve ser apenas um apoio a mais nessa fase, seguindo o que você faz em casa.

7 – Cuidado com as roupas que você escolhe colocar no seu filho nesse momento. Shorts, vestidos e camisetas facilitam na hora de retirar a roupa, já qualquer coisa com muitos botões ou laços podem atrapalhar neste momento.


8 – Escolha o momento certo não só para o seu filho mas também para você e sua família. Momentos de estresse muito alto podem atrapalhar este momento de transição. Você vai precisar de tempo e paciência para ficar com seu filho e ajuda-lo neste processo.

9 – Comece retirando a fralda durante o dia, quando a criança está alerta e pode avisar que precisa ir ao banheiro. Perguntar algumas vezes durante o dia se seu filho precisa ir ao banheiro também pode ajudar a evitar acidentes.

10 – Deixe para tirar a fralda noturna apenas quando seu filho já passou várias noites sem molhar a fralda. Mas não brigue com a criança caso aconteça algum acidente, eles podem acontecer até os 6 ou 7 anos de idade, mesmo com crianças que já não molham mais a cama a algum tempo.


Por fim, este é um processo que pode durar alguns dias ou alguns meses. Se você perceber que seu filho não está pronto para esta fase, pare tudo e deixe algumas semanas ou meses passarem antes de tentar novamente. O mais importante é apoiar e explicar para o seu filho o que está acontecendo.

A Be Little quer compartilhar com você todos os momentos da vida do seu filho. Deixe um comentário com dúvidas, histórias ou perguntas sobre essa fase tão difícil da vida do seu filho ou compartilhe com a gente fotos e histórias.