O Sono do Bebê

 

Dormir é uma das coisas mais importantes da vida de um bebê. Um recém nascido dorme entre 15 e 18 horas por dia, mas isso não quer dizer que ele vá dormir a noite toda. Pelo contrário, bebês dormem apenas duas ou três horas consecutivas nas primeiras semanas de vida, por isso se prepare para acordar algumas vezes de madrugada.

Mas existem, sim, métodos e dicas para ajudar seu bebê a entender a diferença entre noite e dia e, conseqüentemente, dormir mais durante a noite. A primeira é uma dica muito simples, basta que você ajude seu bebê a criar uma rotina desde cedo. Durante o dia deixe a casa iluminada, não se preocupe tanto com os barulhos diários (telefone, televisão, até aspirador) mesmo quando o bebê estiver dormindo. Brinque e fale com o bebê enquanto ele estiver acordado, dê atenção, cante, e o coloque de volta no berço quando perceber que ele está cansado. À noite, deixe as luzes mais leves, não faça brincadeirinhas durante as mamadas noturnas, nem acenda luzes fortes nesse momento.

Crie rotinas, coloque seu filho no berço sempre na mesma hora e evite criar hábitos que podem atrapalhar o sono dele depois, como exigir silêncio durante o dia e só colocá-lo no berço depois que já estiver dormindo. Se você percebeu que seu bebê está cansado, coloque-o no berço e tente deixá-lo cair no sono sozinho, assim você não vai precisar ficar ninando ele o tempo todo (principalmente de madrugada).

Conforme seu bebê vai crescendo, ele vai passar a dormir mais horas seguidas e a ficar acordado por mais tempo também, é esse o momento onde a rotina ajuda o bebê a entender qual é o horário de brincar e qual é a hora de dormir.

E se mesmo assim seu bebê tiver problemas para dormir, veja se ele não está passando frio ou calor durante a noite, o quarto do bebê deve ser mantido a uma temperatura agradável para um adulto em roupas leves. Nesse cenário, o bebê não precisa de cobertas muito pesadas, um lençol ou manda leve é suficiente.

Cuide também da posição do seu bebê no berço. Existem algumas contradições entre os médicos, especialistas e familiares. Alguns dizem que é melhor colocar o bebê de bruços, outros de lado e outros de barriga para cima. Cada um desses jeitos tem seus defeitos e qualidades. Hoje em dia existe uma preocupação muito grande com o jeito de dormir dos bebês, pois estudos indicam que existe uma ligação entre o jeito de dormir e a Síndrome de Morte Súbita. Essa síndrome é a explicação dos médicos para a morte de bebês menores de um ano quando não parece haver nenhuma outra explicação possível. Não existem garantias de proteção contra ela, mas existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar na sua prevenção:

Não fume nem use drogas durante a gravidez, estudos indicam que o fumo durante a gravidez faz aumentar o risco da criança de Morte Súbita.

Não fume perto do bebê, a fumaça do cigarro prejudica as vias aéreas do bebê e podem aumentar o risco de morte da criança.

Apesar das contradições e polêmicas causadas pela posição ideal de se colocar o bebê pra dormir, a Pastoral da Criança e vários outros pediatras e especialistas, hoje, dizem que a melhor posição é de barriga para cima, com a cabeça virada para um lado, as costas completamente apoiadas em um colchão firme e sem travesseiros. Os braços devem ficar para fora do lençol ou cobertor, para que o bebê não escorregue no berço e acabe ficando com a cabeça embaixo do lençol.

A maior preocupação nessa posição é a possibilidade de o bebê se engasgar, mas a posição da cabeça (de lado) e a reação normal em uma situação como essa (tossir), o que chamaria a atenção de quem está cuidando da criança, fazem desta a posição mais indicada para a prevenção da morte súbita.

Infelizmente as causas dessa síndrome são desconhecidas, e é impossível garantir que ela não vai acontecer. O que podemos fazer é conversar com um pediatra da sua confiança e seguir as orientações dele.

Para ajudar a tornar a hora de dormir do seu filho mais aconchegante e seguro, a Be Little tem diversas opções de jogos de lençol e jogos de carrinho, nossos lençóis são feitos com materiais em 100% algodão para garantir o conforto e a suavidade que a pele do bebê exige.

Deixe seu bebê ainda mais confortável com um de nossos pijamas, ele vai se sentir confortável, amado e vai ficar uma graça em um de nossos modelos mais charmosos.