Descobrir que se está gravida pode ser assustador, e também uma alegria imensa. Descobrir que se está grávida de gêmeos é dobrar a alegria, e também o medo. Você será responsável não só por uma vida, mas por duas (ou três, ou mais...) e todos os preparativos necessários para a chegada dos bebês parecem ficar ainda mais urgentes.

Há algum tempo atrás, falei aqui no blog sobre como montar o Quarto do Bebê, as dicas deste post continuam valendo, mesmo para mais de um bebê. Mas existem, sim, algumas mudanças e questões práticas que devem ser levadas em conta com a descoberta da gestação de múltiplos.

Sendo do mesmo sexo ou um casal, você não precisa pensar em dois quartos separados, pelo menos pelos primeiros anos de vida dos bebês. Por estarem juntos no útero, os bebês não vão se incomodar com a presença do outro, pelo contrário, a grande maior parte dos gêmeos parece se acalmar mais facilmente quando estão no mesmo ambiente, pelo menos até crescerem um pouco e começarem a ter opiniões próprias e completamente diferentes um do outro.

Por esse motivo, você não precisa se desesperar tanto na questão espaço. Principalmente se você não tiver muito espaço disponível em casa. Existem soluções possíveis para criar um espaço especial para os bebês, que vão desde berços acoplados, ou feitos sob medida para acomodar os bebês sem ocupar tanto espaço quanto dois berços ocupariam. Nesses casos, é necessário tomar cuidado, conforme os bebês vão crescendo de mantê-los separados, para que não se machuquem durante a noite.

Manter os bebês no mesmo ambiente também facilita o seu trabalho como mãe. Quando tiver que levantar de noite, ou mesmo durante o dia, para amamentar, trocar fralda, ou apenas para ver se os bebês estão bem, você não precisará se deslocar tanto para cuidar dos seus bebês.

A quantidade de cômodas necessárias também pode variar de acordo com o espaço que você tem. Quanto maior o espaço disponível, mais fácil será de organizar roupinhas e acessórios separados para cada bebê, mas isso não é extremamente necessário. Uma única cômoda ou armário bem organizado pode suportar as roupinhas dos dois bebês, mesmo se você tiver um casal de gêmeos.

Quanto à decoração do quarto, é mais fácil escolher as cores quando os bebês são do mesmo sexo, mas é possível, também, escolher cores mais neutras e tons pastel que combinem para dar mais personalidade ao quarto. Você pode utilizar uma cor neutra, como bege, branco, marrom, etc. para as paredes e móveis e utilizar o rosa e o azul (ou outra cor de sua preferencia) nos detalhes e decorações para identificar berços, cômodas e armários de cada bebê. Utilizar papel de parede ou adesivos com imagens de arvores, flores, circo ou animaizinhos também dá um charme ao quarto que serve para ambos os sexos.

Você pode criar uma linha imaginaria, dividindo o quarto ao meio, e decorar cada lado especificamente para cada bebê. Isso vale tanto para o caso de casal de gêmeos quanto para gêmeos do mesmo sexo. Conforme seu bebê vai crescendo e formando sua personalidade, você pode decorar o quarto com objetos e brinquedos que demonstrem essa personalidade.

Vale a pena, também, investir em uma poltrona de amamentação confortável e espaçosa. Você poderá precisar amamentar ou segurar seus bebês ao mesmo tempo, e ter um lugar aconchegante e calmo para fazer isso é essencial para criar um laço ainda mais forte com os seus bebês.

Em casos de gravidez de múltiplos, é recomendado que você se programe para terminar os preparativos até a 30ª semana, já que gêmeos tendem a nascer antes do tempo. É sempre bom acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos bebês, para ter uma ideia do tamanho que eles terão ao nascerem, dessa forma você saberá se vai precisar de roupas especiais para prematuro, ou se seus bebês precisarão de algum outro cuidado especial ao nascerem.

Cuidar de um bebê não é fácil. Cuidar de dois é trabalho dobrado. Por isso planeje e organize o quarto dos bebês de forma prática, deixando à mão tudo o que precisa na hora de trocar a fralda do bebê, e organizando roupinhas e acessórios de forma que fique fácil localizar onde estão. Manter organizado o quarto dos bebês pode não ser fácil, principalmente na correria do dia a dia, mas você vai notar que, quanto mais organizada estiverem as coisas, mais facilidade você terá na hora de escolher a roupinha de cada bebê e também na hora de trocar a fralda ou encontrar um brinquedo.

Curta cada momento da sua gravidez, escolher móveis, roupas e acessórios para enfeitar o quarto do seu bebê demonstra o amor e cuidado que você já sente por esse ser que ainda se encontra dentro de você.

Para ajudar você a arrumar o quarto do seu bebê do jeitinho que você quer, a Be Little possui uma linha de enxoval com mantas e jogos de lençol que vão dar um charme a mais na decoração do quarto, além de ajudar a proteger seu bebê e dar a ele uma noite de sono tranquila.

Deixe seu comentário, compartilhando com a gente suas dúvidas e histórias para montar o quartinho perfeito e receba uma surpresa especial!