Aqui no hemisfério sul, a primavera começou no dia 22 de setembro. A Primavera é a estação de passagem entre o inverno e o verão, é conhecida pelas flores e considerada uma ótima estação para casamentos. Ela começa no chamado equinócio de setembro, quando os períodos de dia e noite se igualam. Daqui para frente, os dias vão ficando mais longos, o que ajuda no aumento da temperatura.

Falar de quatro estações do ano no Brasil não é fácil. Como somos um país grande, que passa tanto pela linha do equador quanto pelo trópico de Capricórnio (linhas imaginárias que percorrem o planeta e separam zonas tropicais, temperadas e polares), a primavera é mais definida nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. Nas regiões norte e nordeste, as estações são definidas mais em relação às estações de chuva e de seca.

A primavera é a estação em que as plantas voltam a brotar, trazendo de volta o verde nas folhas das árvores, as flores surgem para serem polinizadas, é dessa forma que as plantas se reproduzem, pequenos animais, pássaros e insetos polinizam as flores, que criam as sementes que são espalhadas, pelo vento ou animais ou simplesmente caindo no chão, criando novas plantas que vão seguir o mesmo processo, se espalhando e determinando onde as flores e plantas vão nascer no ano seguinte.

É também a estação do acasalamento. Muitos animais escolhem seus companheiros durante a primavera, para acasalarem e procriarem. A primavera é ideal para isso, já que é seguida pelo verão e pelo outono, dando tempo aos filhotes de crescerem e estarem mais preparados para enfrentarem o inverno.

Flores e filhotes fazem da primavera uma estação mais alegre, principalmente quando comparada ao inverno, que é mais escuro e frio, mas isso não quer dizer que não existam problemas. A estação das flores é também a estação das alergias. Crianças, adultos e idosos que sofrem de algum problema respiratório normalmente sofrem mais durante a primavera.

O calor deixa o tempo mais seco, o pólen das plantas se espalha com o vento e os animais, principalmente os domésticos, começam a trocar de pelo em preparação para o verão. Todos estes pontos juntos podem causar alergias, crises de rinite e outros problemas respiratórios. Se seu filho é propenso a crises alérgicas, ou tem histórico de doenças respiratórias, vale ficar atenta aos sintomas e ter sempre a mão um remédio antialérgico ou um aparelho de inalação. Seguindo sempre as recomendações do seu pediatra!


O pólen não é o único causador de rinites alérgicas, e cada caso deve ser tratado de forma diferente. Se seu filho tem crises alérgicas o ano todo, provavelmente elas são causadas por ácaro. Nesse caso, recomenda-se que a casa seja arejada com frequência. Se, por outro lado, é a chegada da primavera a principal causa das crises alérgicas, a recomendação é a oposta. Utilizar mais o ar condicionado ajuda a filtrar o pólen, diminuindo as crises. Lembrando sempre que os filtros do ar condicionado devem ser limpos com frequência, para não causarem outros tipos de problemas respiratórios.

Um médico pediatra ou um especialista em alergias pode informar melhor a causa das alergias e qual o tratamento ideal para cada caso. O acompanhamento médico é importante, já que uma alergia recorrente, se não tratada de forma correta, pode se desenvolver em asma, laringite, faringite e até mesmo uma rinoconjuntivite alérgica. Saber a forma correta de tratar seu filho quando uma crise alérgica aparece é essencial, e para isso o acompanhamento médico é insubstituível.

Sendo uma estação transitória entre inverno e verão, os dias de primavera são, normalmente, mais amenos. O calor ainda não chegou com força, e o frio já não é mais tão intenso. O sol aparece cada vez mais, deixando os dias mais claros, alegres e longos. Aproveite esse tempo ameno para fazer atividades ao ar livre. Levar seu filho para brincar em um parque, ensiná-lo a andar de bicicleta, jogar bola, colher e plantar flores, etc. são todas atividades que seu filho com certeza vai adorar.

Para homenagear a primavera, a Be Little criou uma coleção especialmente pensada para esta estação, a coleção Spring. Conheça nossos conjuntos, pijamas, bodies, macacões, shorts e bermudas que são perfeitos para serem usados nestes dias amenos.

Ganhe 10% de desconto na compra de produtos da coleção, utilize o código PRIMAVERA antes de finalizar seu pedido e aproveite!