Preparando o enxoval: lavagem das roupas antes do bebê chegar

 

 

Jerry Lai

 

O nascimento de um bebê é um evento único e especial na vida das famílias. Tudo o que antecede sua chegada ao mundo é igualmente maravilhoso e no topo da lista de preparativos favoritos de mamães e papais, figura quase sempre montar o enxoval do bebê.

 

Com o anúncio da gravidez, pais, avós e amigos próximos logo começam a comprar e a oferecer roupinhas, sapatinhos e outros acessórios irresistíveis. E com eles também começam a aparecer perguntas como: quando lavar as roupas do bebê? Que sabão usar? É preciso passar?

 

Para ajudar a organizar e acomodar o enxoval do seu filhote, respondemos a algumas dúvidas mais comuns sobre a lavagem de roupa de bebê. Assim, você vai ter tudo prontinho quando o pequeno chegar. Confira!

 

  • Devo lavar todas as roupas do bebê antes do primeiro uso?

Sim! É essencial que as roupinhas do enxoval sejam lavadas antes do primeiro uso. Quando lavar as roupas do bebê pela primeira vez? Lá pelos sete meses de gravidez é o ideal. Siga as dicas abaixo e vai ver que é bem fácil.  

 

  • É melhor lavar à mão ou na máquina de lavar roupa?

A resposta certa é: como você preferir. Caso você escolha lavar à mão use um balde exclusivo para a roupinha do pequeno; caso opte pela lavadora, lave a roupa do bebê em separado da do resto da família. Vale reforçar que não há problema de usar a máquina de lavar. Por uma questão de praticidade, essa é a opção escolhida pela maioria dos lares, especialmente depois do pequeno nascer. Em qualquer dos casos, garanta sempre que a roupa não tem qualquer resíduo de espuma e volte a enxaguar em caso de dúvida.

 

 

Pexels

 

  • Qual sabão usar para lavar as roupas do bebê?

Tudo para o seu bebê deve ser exclusivo. Como a pele dos recém-nascidos é bem sensível, para evitar irritações e alergias, certifique-se que o sabão que usa para lavar todas as roupinhas (inclusive a roupa de cama e acolchoados) tem uma fórmula hipoalergênica. Além disso, um sabão neutro é essencial para manter os tecidos macios e sempre em bom estado.

 

  • Como secar e passar as roupas antes de guardar?

Tal como na questão da lavagem, você também pode escolher entre secar no varal ou na máquina de secar. O importante é mesmo deixar secar bem, conferir as etiquetas das pecinhas e seguir as instruções do fabricante. Especialmente se você optar por secar no varal é importante passar tudo com o ferro para garantir a completa higienização das peças.

 

  • Como guardar as roupinhas do bebê?

Com as roupas e acessórios, bem como com os produtos de higiene do seu bebê convém sempre ter tudo à mão e organizado. Um dos segredos é arrumar umas cestinhas menores nas gavetas, para guardar peças mais pequenas como meias e babadores, produtos de higiene e as fraldas do pequeno. Outra dica legal é organizar as peças por conjuntinhos e idade, isto é, por meses – colocando as peças RN na primeira gaveta da cômoda. Ter o enxoval do seu bebê com tudo no lugar certo facilita bastante na hora de vestir e assim vai sobrar mais tempo para curtir o seu bebê.

 

Vale ainda lembrar que na hora de comprar o enxoval é essencial fazer uma lista de enxoval, para não sair comprando o que não precisa. Se você tiver dúvidas ou dicas, compartilhe com a gente na caixa de comentários!