Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é essencial, e quando falamos do sono das crianças, ele é ainda mais importante. É durante o sono que o cérebro descansa, se organiza e guarda os acontecimentos do dia na memória de longo prazo. Para as crianças, que aprendem coisas novas o tempo todo, ter uma boa noite de sono é ainda mais importante, já que é nesse momento que o aprendizado se fixa no cérebro e ajuda na continuação do desenvolvimento da criança.

Como é o sono do seu filho? Ele sonha muito? Dorme a noite toda? Acorda muitas vezes durante a noite? Já chorou ou gritou durante a noite sem acordar? Ou acordou assustado e não reconheceu ninguém em volta? Ele dorme feito pedra, sem se mexer a noite toda ou vai dormir com a cabeça no travesseiro e acorda do outro lado da cama?

O sono tem 4 fases: a primeira fase é de sono leve, quando você está começando a dormir, e acorda rapidamente por qualquer motivo. Durante a segunda fase a respiração diminui, assim como os batimentos cardíacos e a temperatura corporal, nesta fase é mais difícil acordar a pessoa que está dormindo. A terceira fase é um sono um pouco mais leve que a segunda, o corpo está completamente relaxado e o metabolismo é muito baixo. É na quarta fase, chamada REM (Rapid Eyes Movement) que os sonhos acontecem, é a fase de sono mais profundo, e é quando o cérebro se reorganiza, guardando na memoria de longo prazo aquilo de mais importante e esquecendo o que não é importante. É na quarta fase que o cérebro e o corpo descansam. Depois dessa fase, o sono retorna as fases anteriores, até você acordar novamente.

Isso acontece com adultos e crianças, é o ciclo normal de sono e, quando é interrompido com frequência, pode causar sonolência, problemas de atenção e irritação. Sonhos e pesadelos começam a acontecer com mais frequência, e são mais fáceis de identificar, a partir dos 3 anos. Com essa idade a criança já tem o sistema nervoso suficientemente formado, e por isso o aparecimento dos sonhos é mais comum. Um dia que saiu completamente da rotina, um inseto estranho, uma briga com os amigos ou entre familiares são todos processados da mesma forma e podem ser a causa de sonhos agitados ou pesadelos.

Terror noturno, por outro lado, acontece nas fases não-REM do sono, pode se apresentar como um ataque, onde a criança parece estar acordada mas não reconhece ninguém em volta dela, sonambulismo ou agitação excessiva sem que a criança acorde. Casos de terror noturno são muito mais raros do que pesadelos, e normalmente são mais assustadores para os pais do que para as crianças, já que os pequenos normalmente não se lembram de nada.

Sonhos e pesadelos são a forma do nosso cérebro processar e compreender o que aconteceu durante o dia. Pesadelos podem ser assustadores, e se forem muito recorrentes ou tiverem sempre o mesmo tema, vale observar melhor seu filho e procurar a ajuda de um especialista. Se, por outro lado, os sonhos ruins forem ocasionais e com temas diferentes, não precisa se preocupar, esta é uma maneira saudável de seu filho processar e enfrentar as dificuldades do dia a dia. Acalme seu filho, tente explicar que o que acontece nos sonhos não é real, e ajude-o a voltar a dormir. Bichinhos de pelúcia, bonecas e cobertores favoritos também ajudam a acalmar a criança e a dar a sensação de segurança que elas precisam para voltar a dormir. Se ele quiser falar sobre o sonho ou pesadelo, deixe que ele conte, se não quiser, não insista, ele pode não estar pronto para falar sobre isso naquele momento.

Se você perceber que seu filho está tendo terrores noturnos, infelizmente não tem muito o que você fazer. Você pode tentar acalmar a criança, e cuidar para que, caso ela levante da cama, não bata em nada, nem se machuque de alguma outra forma. Estes ataques normalmente não duram mais do que 15 minutos e, em seguida a criança volta a dormir. É completamente normal a criança não reconhecer quem estiver em volta, mesmo familiares próximos, assim como não se lembrar de nada no dia seguinte quando um episódio desses acontece.

Não existem maneiras 100% garantidas de impedir terrores noturnos ou pesadelos. O que comprovadamente ajuda a diminuir estes episódios é criar, desde cedo, uma rotina na hora de dormir que ajuda a acalmar a criança e cria um ambiente tranquilo e relaxante antes da hora de dormir. Ter uma hora certa para dormir (de noite ou nas sonecas durante o dia) também ajuda. Procure seguir um ritual relaxante pelo menos meia hora antes da hora de dormir. Um banho quentinho, uma massagem, uma musiquinha calma, um historinha pra dormir, o quarto com luz reduzida, são todas ideias que ajudam a relaxar a criança e que podem acalmar sonhos e pesadelos.

Pode parecer muito simples, mas na vida corrida de hoje em dia não é fácil manter uma rotina, principalmente uma que deixe seu filho dormir entre 8 e 12 horas de sono por noite. Depois de trabalhar o dia todo, nem sempre os pais conseguem passar tanto tempo quanto gostariam com os filhos, e isso acaba fazendo com que as crianças sejam colocadas para dormir cada vez mais tarde. Isso diminui as horas de sono da criança, que também acaba acordando com os pais, e mesmo que a criança durma durante o dia, o sono não é suficiente, o que pode causar irritação, problemas de concentração e de aprendizado.

É importante passar o máximo de tempo com seu filho, ajuda-lo com o dever de casa, ou descobrir o que ele aprendeu na creche naquele dia, mas também é muito importante que ele tenha uma noite de sono cheia e tranquila. Você talvez já tenha notado que, quanto mais seu filho demonstra que está com sono, mais difícil é ele pegar no sono. Isso acontece porque quando as crianças ficam hiperativas quando chegam a um nível de cansaço muito grande, o que dificulta na hora de dormir.

Não espere até que seu filho fique esfregando o olho e bocejando a cada 10 segundos para começar a prepara-lo para dormir. Tenha uma hora certa para coloca-lo para dormir, e tente ao máximo fazer isso sempre na mesma hora, com seu filho já relaxado (depois de um banho, massagem, etc.), de preferencia longe da tv, tablet, celular ou computador. Esses pequenos rituais preparam a criança para o sono e ajudam a criar uma sensação de segurança, essencial para que os pequenos tenham um sono calmo e tranquilo.

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