Durante os primeiros 6 meses de vida de um bebê, o mais recomendável é que a alimentação dele seja unicamente o leite materno. Existem casos em que isso não é possível, e, independentemente do motivo, quando isso acontece, existem formulas e leites alternativos que podem substituir o leite materno. Mas é muito importante que o uso de leites e formulas alternativos só ocorra em ultimo caso, e com indicação médica.

Depois dos primeiros 6 meses de vida seu bebê já pode começar a experimentar outros tipos de alimento. Existem várias papinhas e receitas que podem ser utilizadas para introduzir um novo alimento na dieta do seu bebê, e quanto mais natural elas forem, melhor para o seu filho.


Nem sempre um bebê está pronto para experimentar um novo alimento assim que completa 6 meses. Você pode experimentar dar uma papinha para o seu bebê, mas se você notar que ele não gosta da colher na boca dele, ou cospe fora a comida sem nem tentar engolir, estes são sinais de que seu bebê ainda não está pronto para esta fase.

Isso não quer dizer que você não pode tentar novamente. Espere alguns dias e tente novamente. Você também pode experimentar uma papinha de outro sabor ou textura para ver se seu bebê gosta mais de um ou de outro sabor. A mesma regra vale para quando seu filho recusa comer alguma coisa. Se ele não gostar de algum sabor na primeira tentativa, você pode esperar alguns dias ou semanas e tentar novamente.

Conforme seu bebê vai crescendo e os dentinhos começam a nascer, você pode começar a introduzir alimentos com mais textura para que ele comece a mastigar e experimentar novos sabores e combinações. Dessa forma seu bebê entende a necessidade da mastigação e descobre novos tipos de alimento.

É importante dar espaço entre a introdução de um e outro alimento, para que você possa observar se seu filho não apresenta nenhum tipo de reação ao ultimo alimento apresentado. Leite de vaca, ovos, trigo, frutos do mar e amendoim (ou nozes em geral) estão entre os principais causadores de alergias alimentares em crianças. Por esse motivo, é importante que você observe com atenção se seu filho demonstra qualquer tipo de reação depois de ser apresentado a alimentos que contenham qualquer um dos itens relacionados nessa lista.


A Be Little quer compartilhar com você de todos os momentos mais importantes da vida do seu bebê, nossa linha de babadores possuem película impermeável que ajudam a manter o liquido longe da roupinha do bebê, facilitando a limpeza e deixando seu bebê uma fofura!