Os primeiros sons que um bebê ouve, ainda dentro da barriga da mãe, são os sons internos do corpo dela, ou seja, os batimentos cardíacos, a respiração, o eco dos passos. Conforme o bebê vai crescendo dentro da barriga e se desenvolvendo, ele começa a ouvir os sons externos ao corpo da mãe, ou seja, a voz dela, pessoas falando ao redor da mãe, o som da televisão ou do rádio e mesmo os sons que a gente já nem escuta mais direito, como o som do transito ou dos passarinhos, cachorros e gatos ao redor da gente.

Falar ou cantar para o bebê ajuda na criação do vinculo afetivo da mãe com o bebê, além de estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê, facilitando o reconhecimento das pessoas próximas depois do nascimento, como já falamos no post Gestação e Musica.

Mas não são só os bebês ainda na barriga que são estimulados pela música. Ouvir e cantar musicas ajuda a estimular o cérebro, criando conexões novas que ajudam na memória, fala e aprendizado. O tipo de música em si não é o mais importante, mas você pode perceber que seu filho dá preferencia por um ou outro tipo de musica desde cedo. Musicas mais melódicas e com letras fáceis tendem a ser mais agradáveis aos ouvidos das crianças do que musicas com batidas mais pesadas, mas isso não quer dizer que você não possa colocar qualquer estilo de música para ouvir próximo ao seu filho.

É sempre importante lembrar que as crianças guardam e repetem tudo o que escutam, então cuidar do tipo de letra ouvida pelos seus filhos é sempre recomendado.


Existem milhares de musicas infantis pelo mundo, algumas com ótimas letras e outras que parecem não fazer nenhum sentido. Independentemente do seu tipo de música favorito, você provavelmente terá que aprender várias canções infantis. Cantar com seu filho é uma ótima maneira de criar um laço afetivo mais forte, além de estimular o aprendizado dele.

Procure escutar com atenção e deixar que seu filho te ensine as letras das musicas preferidas dele. Assim você não só fica sabendo o que ele está escutando, como também ajuda na auto estima da criança. Se você é um apaixonado da música, este é o momento de introduzir seu filho ao seu estilo musical.

Conforme seu filho vai crescendo e descobrindo novos estilos, pode ser que ele comece a gostar de um tipo de musica diferente do seu preferido, mas tenha certeza de que as musicas que ele ouviu pela primeira vez com você serão sempre lembradas com carinho e admiração.


A Be Little quer compartilhar de todos os momentos do seu filho, deixe um comentário com a música favorita do seu filho em nosso blog ou facebook!