Depois de falar sobre o que colocar na mala da mãe, vamos falar sobre o que o seu bebê vai precisar nos primeiros dias de vida, ainda na maternidade. Em geral, um recém nascido fica de 2 a 4 dias na maternidade depois de nascer, nesse tempo os médicos vão fazer todos os exames rotineiros para ter certeza de que você estará levando um bebê saudável para casa. Aproveite esse tempo para descansar e para aprender tudo o que puder, na prática, sobre amamentação, troca de fralda, dar banho e tudo o mais que você tiver alguma dúvida. A maior parte dos hospitais e maternidades oferecem algum tipo de auxilio, principalmente para ajudar nas primeiras tentativas de amamentação, então aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

O ideal é ter a mala pronta por volta da 36ª semana de gestação, assim você não vai ter mais uma coisa para lembrar de fazer nos momentos antes de ir para a maternidade. Para manter as roupinhas limpas, além de organizadas, você pode já deixar separadas por trocas, dentro de saquinhos plásticos, as roupas que você quer colocar no seu bebê, já combinando. Isso facilita na hora de guardar as roupinhas na mala e também na hora de trocar seu bebê, para não ter que ficar procurando os itens que quer dentro da mala.

Mas o que, exatamente você vai precisar levar? Quais as quantidades de cada itens e como organizar a mala? Para responder estas perguntas é importante considerar algumas coisas, como por exemplo, o clima esperado para a data do nascimento e o tamanho estimado do seu bebê. Para ter uma idéia do tamanho do bebê, você pode consultar seu obstetra, ele vai conseguir te informar o tamanho atual do bebê, ainda na barriga, e quanto ele ainda deve crescer até o parto. E apesar de o clima não ser exatamente confiável, saber se seu bebê vai nascer no inverno, primavera, verão ou outono já é de grande ajuda na criação do enxoval, e na escolha das primeiras roupinhas.

Dê preferência a roupinhas feitas de algodão, para não irritarem a pele sensível do bebê, e escolha tecidos macios e confortáveis. Não se desespere se ao colocar a primeira roupinha no seu bebê ela ficar um pouco folgada, os bebês crescem muito rápido e em poucos meses, ou até mesmo algumas semanas, as roupinhas que estavam grandes nos primeiros dias de vida provavelmente já não servirão mais. Aproveite para usar todas aquelas lindas roupinhas que você escolheu o quanto antes, pois pode ser a única vez que você vai usar aquela peça especial.

Muitos hospitais e maternidades oferecem fraldas e pomadas, então se informe no momento de preparar a mala para não precisar levar vários itens desnecessários. Converse com seu médico e com a equipe da maternidade para saber quais itens de higiene serão necessários levar com você. Você pode precisar de: Pomada para assaduras, fraldas descartáveis, sabonete liquido para bebês, cotonete e lenços umedecidos. Se informe com antecedência quais destes produtos serão oferecidos pela maternidade e quais você precisará levar.

Arrume a mala do seu bebê com pelo menos 6 trocas de roupas, você provavelmente não precisará utilizar todas elas, mas é sempre bom ter uma ou duas mudas de roupas a mais em caso de acidentes na hora da amamentação ou da troca. Pensando nisso, aqui vai uma lista com as quantidades de cada item para 6 trocas:

- 6 Macacões, de preferência com botões na frente que facilitam na hora de vestir e de trocar. Escolha os macacões de acordo com o clima, se você sabe que vai fazer frio, leve macacões mais quentinhos, se a temperatura estiver mais amena, pode levar macacões mais leves. Tenha pelo menos 1 macacão mais quentinho e 1 mais leve, mesmo que ache que não vai precisar deles.

- 6 bodies (ou conjuntos de body e calça). Procure escolher bodies de algodão ou outro tecido não muito grosso, já que a recomendação é utilizar os bodies por baixo do macacão.

- 6 calças (com ou sem pezinho). Se você escolheu levar conjuntos de body e calça, não é necessário levar 6 calças extras, mas se os bodies que você escolheu não são parte de um conjunto, escolha calças não muito grossas, preferencialmente de algodão ou outro tecido macio.

- De 3 a 6 pares de meia. Se o tempo estiver frio, você pode precisar de meias em todas as trocas, principalmente se os macacões não possuírem pezinhos. Caso os macacões já tenham pezinhos ou estiver muito calor, não é necessário levar mais do que 3 pares de meia.

- 2 casaquinhos, de acordo com a estação. Você pode querer levar uma quantidade maior de casacos se estiver muito frio.

- 2 mantas, também de acordo com a estação. Se estiver muito frio, você pode querer trocar uma das mantas por um cobertor mais quentinho.

- De 3 a 6 toalhinhas de boca e/ou fraldas de amamentação.

- 1 roupa especial para a saída da maternidade. Uma manta que acompanha a roupa ou que combina com ela também deve ser levada.

- 3 kits de luva, pantufa e gorro. Você pode escolher o material de acordo com a temperatura, as luvas, principalmente, ajudam a impedir que o bebê se arranhe e as pantufas podem substituir as meias. Os gorros ajudam a manter a temperatura do bebê, são essenciais principalmente em climas mais frios.

- 2 mantas cueiros. Você pode utilizá-las como base para troca de fralda, ou para enrolar o bebê.

Escolher levar mais ou menos destes itens fica por conta da futura mamãe. Lembre-se que você sempre pode pedir para alguém buscar algum item em casa, caso precise de mais roupinhas, e que não é necessário levar todo o enxoval do seu bebê para a maternidade.

Se você vai enfeitar o quarto, ou dar lembrancinhas para quem for visitá-la no hospital, procure preparar a decoração e os presentinhos com antecedência. Se você não teve tempo de preparar alguma coisa antes, não se preocupe com isso. O mais importante nesse momento é curtir seu bebê, seus familiares e amigos com certeza irão entender.

Compre e instale o bebê conforto no carro com antecedência, assim, quando você estiver levando seu bebê para casa pela primeira vez não terá de se preocupar em montar a cadeirinha no ultimo momento. Tudo o que puder ser feito com antecedência para preparar a chegada do bebê, faça. O momento do parto deve ser o mais tranqüilo possível e você não deve se preocupar com mais nada além da chegada do seu bebê.

Não compre todas as roupinhas do seu bebê no mesmo tamanho, como já falamos antes, os bebês crescem muito rápido e ter todas as roupas no tamanho recém nascido com certeza não é uma boa idéia. Converse também com o seu médico para acompanhar o crescimento do bebê ainda no útero, isso pode ajudá-la a escolher melhor os tamanhos das roupinhas.

Procure ter o quartinho do seu bebê pronto com antecedência. Quanto antes você terminar de organizar móveis e roupas, mais tempo terá para descansar e se informar antes do nascimento. Converse com amigas, mãe, sogra, tias, avós... e tente tirar todas as suas dúvidas sobre o parto, como cuidar de um bebê, o que você realmente vai precisar... etc, o quanto antes.

Lave todas as roupinhas do bebê com sabão neutro ou de coco em água corrente e passe a ferro. Não utilize amaciantes ou goma, que podem irritar a pele do bebê, nem coloque perfumes ou saches nas roupinhas. Lave e organize as roupinhas com antecedência, e para não se preocupar com pó ou cheiro de guardado, você pode deixar as roupinhas separadas dentro de saquinhos antes de guardá-las no armário.

A Be Little tem uma linha de roupinhas de bebês feitas com todo amor, carinho e cuidado para você vestir seu bebê desde o nascimento. Nossas roupinhas são feitas em tecidos macios e super confortáveis, hipoalergênicos e com grade de tamanhos que vão desde o prematuro até 9 meses. Confira nossos macacões, bodies, mantas e saídas de maternidade.

Para você deixar seu bebê ainda mais confortável, quentinho e fofinho nesse inverno, estamos dando um desconto de 20% nas roupinhas de bebê. Utilize o cupom BEBE antes de finalizar sua compra e aproveite.