Pode ser que você, mãe ou pai, seja um ávido leitor, e que desde cedo já está pensando e procurando livros para compartilhar com o seu bebê. Pode ser que você não tenha o hábito de ler, e que só de passar perto de uma livraria ou biblioteca já tenha terríveis memórias da época de escola. Independentemente de qual seja o seu caso, a leitura é essencial para o desenvolvimento da criança e deve ser incentivado desde muito cedo.

É fácil encontrar hoje em dia livros apropriados para todas as fases de vida do seu filho, desde livros de tecido ou plástico, perfeito para bebês de até 1 anos até livros para crianças maiores, que já estão aprendendo a ler. Qualquer que seja a idade do seu filho, criar um hábito de leitura com certeza vai ajudar no desenvolvimento dele.

A leitura ajuda no desenvolvimento mental do bebê, assim como na criação e aumento do vocabulário dele. Ler para o seu filho é um momento de carinho e atenção que pode e deve ser incluído na rotina diária do seu filho, seja na hora de dormir, no banho, ou em outro momento do dia. A leitura estimula o cérebro e as imagens e texturas dos livros (principalmente os indicados para crianças até 3 anos) ajudam no desenvolvimento motor grosso (tato e visual) do seu bebê.

O momento da leitura é um momento de tranquilidade, cheio de carinho e aconchego que ajuda a estreitar os laços entre mãe e filho. Ouvir sua voz enquanto lê para seu filho ajuda a acalmar a criança e a estimular atividades mais calmas. Uma ideia interessante é colocar o momento da leitura durante ou depois do banho, antes da hora da soneca ou de dormir à noite, assim seu bebê já vai se acalmando, o que ajuda a criança a pegar no som com mais facilidade.

Existem livros para todas as idades, a cada fase do crescimento os livros vão mudando e ficando mais complexos, mas a leitura pode ser introduzida ao bebê desde muito cedo.

Para os pequeninos, até 1 ano, o ideal são os livros de tecido, para o banho, de plástico ou reforçados, daqueles cheios de imagens e texturas, que chamam a atenção do bebê e estimulam o tato e a visão. As histórias são simples, curtas e alegres, para que o bebê consiga seguir e prestar atenção enquanto você lê para ele.

É normal que estes livros acabem na boca do bebê e que sejam utilizados para massagear a gengiva. Mas não é por isso que você não deve ler a história para o seu bebê. Os livros específicos para essa idade são cheios de imagens e texturas próprios para ajudar a estimular a visão e o tato do bebê. Eles também podem ser utilizados para identificar imagens e ajudar a desenvolver o vocabulário da criança.

Para crianças um pouco maiores, até 3 anos, os livros recomendados também são cheios de imagens coloridas e texturas, as histórias são um pouquinho mais longas e tendem a falar sobre amizade, novas rotinas, curiosidades e aprendizado. Com estes livros você pode encontrar algumas respostas interessantes e apropriadas para todas as perguntas do seu filho que você não sabe como exatamente responder.

Com estes livros seu filho vai aprender palavras novas, além de ajudar a resolver dificuldades de dividir, emprestar, e brincar com outras crianças. As histórias são alegres e com finais felizes, cheios de cores e imagens que ajudam a criança a entender o que conta a história.

Para crianças até 5 anos, os livros já são um pouco mais longos, com historinhas que ajudam a resolver medos, problemas e perguntas comuns nessa fase, como o medo do escuro, a chegada de um irmãozinho e histórias engraçadas e com final feliz, cheias de imagens para ajudar a ilustrar o que está sendo lido.

Princesas, dragões, monstros, carros... tudo vira tema e pode aparecer nos livros dessa fase. Contos de fadas, fábulas e histórias que ensinam são campeãs nas prateleiras para crianças nessa idade. A imaginação é estimulada com imagens e histórias cheias de aventura, emoção e finais felizes.

A partir dos 5 anos, seu filho já está na escola, aprendendo a ler e começando a escolher os próprios livros. Converse sempre com a professora do seu filho, que com certeza vai saber indicar livros interessantes e apropriados para a idade dele.  Aventuras, príncipes e princesas, monstros, animais falantes e curiosidades são prato cheio para estimular a imaginação e a criatividade.

Criar um hábito de leitura desde cedo estimula o desenvolvimento da criança, a imaginação e a criatividade. É um hábito saudável que deve ser incentivado. Mas não são todas as crianças que gostam de ler ou que tem paciência de ficarem quietinhas lendo ou ouvindo uma história. Se esse for o caso do seu filho, não se desespere. Não adianta forçar seu filho a ler se ele realmente não quer e não gosta. Tente ler com ele ou para ele, faça dessa atividade um momento divertido e agradável.

A rotina e os hábitos dos pais muitas vezes se refletem nos filhos. Se você realmente não gosta de ler e vê isso como uma tortura, existe uma chance grande de que seu filho também veja a leitura dessa forma, principalmente se você demonstrar desgosto ao ler para o seu filho. Se for esse o caso, não se sinta obrigada. A leitura como lazer deve ser vista como um prazer e não uma obrigação. Então não se obrigue, nem obrigue seu filho a ler.

Se, por outro lado, o momento de leitura se transformar em um dos momentos esperados do dia, aproveite para descobrir que os livros são como portas para outros mundos e outras realidades, onde você pode descobrir e se aventurar junto com o seu filho, conhecendo criaturas e mundos que só existem nos livros.

 

A Be Little quer participar de todos os momentos importantes do desenvolvimento do seu filho. Para isso, nossa linha de roupas vão desde o tamanho prematuro até 8 anos. Nossas roupas são feitas em matérias antialérgicos, macios e super confortáveis, próprios para o uso diário. Conheça nossa linha de pijamas, bodies, macacões e conjuntos feitos com todo o carinho para seu filho. Aproveite nossas promoções de pijamas, promoção de bodies, zera estoque e os mais baratos da loja. Conheça também nossa nova coleção Spring, roupinhas feitas com todo amor e carinho para os dias mais amenos de primavera e aproveite.