Uma das coisas mais legais de ser criança é a capacidade e a possibilidade de se imaginar. Inventar histórias, personagens, cenas, diálogos, brincadeiras. A cada fase da infância a imaginação vai se desenvolvendo e evoluindo, e isso é muito importante para o desenvolvimento mental e emocional das crianças. Imaginar é criar, é demonstrar medos, vontades e sonhos, é ver realizados, mesmo que de forma fictícia, aquele sonho impossível de tocar as estrelas.

Crianças que possuem uma imaginação fértil são, normalmente, mais habilidosas na escola e conseguem compreender o mundo ao redor delas com mais facilidade. Até os 3 anos de vida, você provavelmente vai notar que seu filho utiliza muito os brinquedos e objetos em volta dele em sua busca pelo imaginário. Isso acontece porque o cérebro da criança ainda está se desenvolvendo, e ao tocar e brincar com estes objetos a criança consegue, mais facilmente, entender como as coisas funcionam. Nesta fase, acreditar que um bicho de pelúcia ou uma boneca tenham sentimentos e entendam tudo o que eles dizem é comum, e você pode se ver tendo de cantar ou falar com o brinquedo ou incluir ele em alguma atividade para que seu filho complete alguma tarefa.

Dos 3 aos 5 anos a imaginação começa a não precisar de tantos objetos para se manifestar. A aparição de um amigo imaginário normalmente acontece nessa faixa etária. É também nessa fase que as crianças começam a demonstrar seus sentimentos por meio da imaginação e das brincadeiras. Fingir-se de professora ou de astronauta é uma das formas que seu filho tem de experimentar, de expressar sua individualidade, seus medos e suas vontades.

É uma fase muito importante, e a presença dos pais durante as brincadeiras pode ajudar os pais a entender e até mesmo amenizar algum medo que a criança tenha. Preste atenção aos temas das brincadeiras e invenções do seu filho, se ele briga com os brinquedos ou com os amigos imaginários, estes são sinais de que seu filho está passando por alguma dificuldade, e você precisa conversar com ele para tentar entender e ajudar seu filho a passar por esta situação, ou superar um medo que ele tenha.

Dos 5 anos aos 8 anos, a fé nos super heróis é muito comum. Acreditar que existe alguém no mundo que pode derrotar os monstros e salvar o dia ajuda a criança a ter mais coragem de enfrentar seus medos e realizar atividades que não conseguia fazer antes.

Independentemente da fase da infância, a imaginação ajuda no desenvolvimento mental da criança, é um meio de expressar sentimentos de forma segura, experimentar situações e personalidades além de possibilitar a criação de ideias e pensamentos novos. É através da imaginação que as crianças vão conseguindo, cada vez mais, adquirir as habilidades necessárias para se tornarem jovens e adultos com pensamento próprio e capazes de se expressar tanto na fala quanto na escrita.

A Be Little trabalha apenas com tecidos de alta qualidade, buscando trazer os melhores produtos para seu filho. Nossa linha de roupinhas oferece diversas opções em tamanhos que vão do prematuro até os 8 anos, com conjuntos e pijamas super confortáveis para que seus filhos fiquem livres para imaginar e brincar.

Aproveite também nosso saldão de verão com mais de 500 produtos com até 40% de desconto.