Dormir é muito importante. É durante o sono que o nosso cérebro organiza pensamentos e grava as memórias, acontecimentos e aprendizados do dia, guardando estes eventos em nossa memória de longa duração.

E se dormir já é muito importante para os adultos, é ainda mais importante para as crianças. Um recém-nascido dorme entre 15 e 18 horas por dia, em intervalos de 2 ou 3 horas. Isso quer dizer que ele dificilmente vai dormir a noite inteira, já que o organismo do bebê precisa ser alimentado com certa frequência. Conforme o bebê vai crescendo, ele passa a dormir mais horas consecutivas, o que quer dizer que ele também vai começar a passar mais tempo acordado.

Mas mesmo antes de o bebê dormir a noite toda, é possível ajudar seu bebê a entender as diferenças entre dia e noite, e ajuda-lo a dormir mais durante as horas noturnas. Para isso, é muito importante que você crie rotinas para o seu bebê. Ter uma rotina marcada para seguir todos os dias ajuda o bebê a entender horas de movimentação e horas de silencio, assim como ajuda o bebê a antecipar os acontecimentos do dia, diminuindo ansiedades e crises de choro.

Não se preocupe tanto com o silencio durante o dia. Mesmo que o seu bebê esteja dormindo, impedir que haja qualquer barulho à volta dele durante o dia cria o mal habito de o bebê só conseguir dormir em locais absolutamente silenciosos. Telefone, televisão, conversar, musica e mesmo o barulho de um aspirador de pó durante ou máquina de lavar durante o dia não vão atrapalhar a qualidade do sono do seu bebê, e vão ajudar o bebê a diferenciar dia e noite.

Procure diminuir o barulho e a iluminação, principalmente no quarto do bebê, durante a noite. Isso não só ajudar o bebê a perceber a diferença entre dia e noite como também ajuda o bebê a dormir mais durante a noite.

Aproveite os momentos em que seu bebê está acordado para falar, cantar e brincar com ele, mas deixe conversas e brincadeiras mais animadas para o período do dia. Quando você perceber que seu bebê está cansado, e que logo vai dormir, coloque ele no berço, e deixe que ele caia no sono sozinho. Se você acostumar seu bebê a pegar no sono no colo todas as vezes, ele vai se acostumar com isso e terá dificuldades de dormir sem ser embalado e ninado. Isso também pode fazer com que o bebê acorde no momento em que você tentar coloca-lo no berço.


Procure seguir a rotina estipulada, colocando seu bebê no berço sempre no mesmo horário, assim como cada mamada e cada banho. Ter uma rotina para seguir ajuda não só o bebê, mas também você, como mãe e pai a perceber de forma mais rápida o que seu filho precisa em cada momento do dia.

E ter uma rotina não é importante apenas para o seu bebê, conforme ele vai crescendo e se desenvolvendo, ter uma rotina não só de sono mais de horários de comer, tomar banho e brincar ajuda no desenvolvimento saudável do seu filho, tendo momentos estabelecidos para comer, brincar e descansar, o que vai ajudar também quando seu filho começar a ir para a escolinha.


A Be Little possui uma linha de pijamas feita pensando no conforto do seu bebê. Para uma noite de sono tranquila, um pijama super confortável e macio é essencial. Nossos pijamas de verão são feitos em tecidos de algodão, com estampas e estilos diferentes para agradar bebês, crianças e pais, além de serem fresquinhos e aconchegantes.