Fantasias de bruxas, esqueletos, gatos pretos, zumbis e outros monstros estão em alta no momento. O Dia das Bruxas vem ganhando força no Brasil, e cada vez mais as crianças querem colocar uma fantasia e sair pedindo doces. A tradição nasceu com os celtas, povo que habitava o norte do Reino Unido antes da invasão dos romanos, e foi se modificando, e se transformando com o passar dos anos.

Os celtas acreditavam que no dia 31 de outubro os mortos conseguiam visitar os vivos, estes espíritos seriam capazes de tomar o corpo de uma pessoa viva. Para assustar os espíritos, e enganá-los, os celtas decoravam as casas com esqueletos, abóboras com caras assustadoras e outras decorações monstruosas.

As fantasias sugiram com o mesmo propósito, de enganar os espíritos, por isso os temas de bruxas, zumbis, esqueletos, gatos pretos, e outros monstros comuns que aparecem nessa época. Com o passar dos anos, vampiros, lobisomens e monstros de Frankenstein também começaram a fazer parte das fantasias.

“Doces ou travessuras” ou “trick or treat” em inglês, é a frase dita pelas crianças em busca de doces. Essa tradição também vem dos celtas, que deixavam doces e comidas para os espíritos em troca de serem deixados em paz. Aqueles que não deixavam uma guloseima para os espíritos eram levado para o mundo dos mortos. Fantasiadas, as crianças começaram a aproveitar a situação para ganhar doces e guloseimas, fazendo algum tipo de travessura, como jogar ovos ou papel higiênico em uma casa quando os donos se recusavam a dar doces.

No Brasil, as festas de Halloween começaram a surgir pela influencia americana, filmes e séries que mostram esta festa, além das escolas de língua e cultura inglesa, que também começaram a dar alguma importância para as festividades. Em alguns lugares do país (principalmente nas regiões sul, sudeste e alguns lugares da região centro-oeste), hoje são feitas grandes festas com tema de Dia das Bruxas.

As fantasias também foram mudando com o passar do tempo. Se inicialmente apenas monstros e bruxas eram encontrados, hoje super-heróis, fadas, princesas e animais são facilmente encontrados entre as fantasias favoritas das crianças.

Para tentar cristianizar essa festa pagã, a igreja católica mudou a data do dia de finados para o começo de novembro, assim as vigílias que começam já na noite de 31 de outubro se estendem até o dia de todos os santos, dando uma importância religiosa para a festa.

Nem todos os brasileiros gostam desta festa americanizada, com um folclore rico como o que temos, muitos acreditam que deveríamos dar mais importância para a nossa cultura, em vez de adotar festas e datas da cultura americana, assim, foi criado, também no dia 31 de outubro, o Dia do Saci, para exaltar nossa cultura e nosso folclore.

O ato de se fantasiar é uma parte importante da infância. Ao colocar uma fantasia as crianças inventam, testam e experimentam outras personalidades e pontos de vista. Seja uma fantasia de super-herói, monstro ou profissão, as crianças podem descobrir novas personalidades, incluindo e excluindo traços da sua própria personalidade.

A imaginação é essencial para o desenvolvimento da criança, ela ajuda no desenvolvimento mental e é a responsável pelas novas invenções e ideias que mudam o mundo. Ao entrar nesse mundo de monstros e criaturas fantásticas a criança começa a perceber que a realidade pode não ser exatamente como ela vê, o que possibilita a criação de novas ideias e objetos.

Se seu filho quiser se fantasiar, seja para uma festa de Dia das Bruxas, ou apenas para uma brincadeira, o ideal é permitir que ele faça isso. Cada fase da infância desperta uma curiosidade diferente, pode ser que hoje seu filho queira ser um super herói e, daqui a alguns dias, mude de ideia e queira ser um monstro, ou um animal, ou algum outro personagem real ou fictício. A exploração dessas vontades na infância ajuda a criança a descobrir mais sobre si mesmas e sobre o mundo ao redor dele.

O Dia das Bruxas é uma ótima data para permitir que seu filho explore as fantasias, algumas escolas permitem que as crianças se fantasiem nesse dia, procure saber se a escola dele tem algum tipo de comemoração nesse dia, ou se permitem o uso de fantasias.

Se seu filho faz aniversário nessa época, este também pode ser um bom tema para a festa. Deixe as crianças virem fantasiadas ou tenha alguns itens como chapéus, mascaras e capas para que elas se fantasiem na festa e decore o salão com teias de aranha, morcegos, gatos pretos e abóboras cortadas. Seu filho com certeza vai amar.

A Be Little se preocupa com o seu filho e busca sempre oferecer as melhores opções de roupas e acessórios para o seu filho. Nossa linha de roupinhas vai desde o tamanho prematuro até 8 anos e conta com macacões, bodies, pijamas e conjuntos que unem conforto, qualidade e estilo.

Aproveite os últimos dias da nossa promoção de Halloween com utilize o cupom HALLOWEEN15 para ganhar 15% de desconto nas roupinhas da categoria.