Hoje em dia se fala muito sobre alimentação saudável e obesidade infantil, estes são temas que, como pais, você provavelmente já parou para considerar. Na vida corrida que temos hoje, nem todo mundo tem tempo de preparar com cuidado todas as refeições do dia, e muitas vezes acabamos aquecendo alguma coisa pronta e rápida.

Fazer isso de vez em quando não é um problema. Os problemas começam a aparecer quando todas, ou quase todas, as refeições são feitas dessa forma. Comidas processadas e congeladas perdem muito dos seus nutrientes, necessários para ajudar seu filho a crescer e se desenvolver com saúde.

Um dos grandes fatores no aumento da obesidade infantil é o tipo de alimentos dados às crianças combinada com a falta de atividades físicas. Ensinar seu filho, desde pequeno, a comer de forma saudável ajuda no desenvolvimento físico e mental da criança, além de criar um hábito saudável que ela vai levar para a vida toda.

Mas nem sempre é fácil fazer seu filho comer verduras e legumes, principalmente quando se quer introduzir um novo tipo de alimento. Algumas crianças simplesmente se recusam a comer alguma coisa porque é verde ou amarelo ou por algum outro motivo. Nesses casos, é importante tentar introduzir o alimento em um momento de calma e tranquilidade, se você estiver com pressa, deixe para experimentar novos alimentos em outra hora.

Isso é importante, já que quanto mais você tentar forçar a criança a comer algo que ela não quer, maior será a birra e choro que você terá que enfrentar, e um momento de correria esta é a ultima coisa que você precisa.

Para tentar facilitar a introdução de novos alimentos, você pode tentar fazer com que a hora de comer fique mais divertida e descontraída, fazendo desenhos ou carinhas no prato da criança, ou inventando um jogo que incentive seu filho a querer experimentar coisas diferentes.

Se mesmo com todas as tentativas seu filho se recusar a experimentar alguma coisa, não force. Deixe algum tempo passar e tente novamente. Preste atenção às fases e vontades do seu filho, se ele se recusa a comer qualquer coisa verde, comece introduzindo alimentos de outras cores primeiro, essa fase provavelmente vai passar logo, e você pode tentar introduzir novos alimentos.

Dar guloseimas, doces e lanches para as crianças não está completamente proibido, mas limite a quantidade de doces e alimentos industrializados como salgadinhos e bolachas.

Assim como uma alimentação saudável, as atividades físicas também ajudam no combate à obesidade infantil. Nosso mundo está se tornando cada vez mais um mundo digital, onde podemos interagir e experimentar o mundo através da tela do computador, celular ou televisão.

Isso proporciona um tempo cada vez maior de horas sedentárias, sentados ou deitados, possivelmente com um lanchinho do lado. Esse modo de viver o mundo, onde tudo precisa acontecer em tempo real, o mais rápido possível, muitas vezes impede que as crianças tenham tempo de serem crianças, de brincarem e correrem, de se movimentarem e se desenvolverem. Nem sempre é fácil, ou possível, deixar que seu filho tenha horas ociosas, onde não tem nenhuma atividade pré-programada (como aula de inglês, de piano, ou qualquer outra coisa além das horas de aula normal), mas ter tempo para brincar também é muito importante.

Incentive seu filho a brincar ao ar livre, seja em um parque, no quintal ou no parquinho. Jogue bola com ele, ensine a andar de bicicleta ou patins, qualquer atividade que incentive a criança a se movimentar.

Criar bons hábitos começa desde cedo, e quanto mais você vive e incentiva esses hábitos com seu filho, maiores são as chances de que ele vai realmente continuar vivendo, se alimentando e se exercitando de forma saudável.

A Be Little também se preocupa com o desenvolvimento do seu filho. Nossa linha de roupas é feita com todo amor e cuidado, pensando na praticidade e no conforto. Nossos conjuntinhos são feitos em tecidos confortáveis, fáceis de lavar e ótimos para serem usados num passeio ou nas horas de brincadeira.

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