Para quem gosta de musica, ouvir sua canção preferida pode ser extremamente relaxante. E se existe um momento em que se manter calma e relaxada, tanto quanto possível, é muito importante, esse momento é durante a gravidez. Tirar um momento para aproveitar sua musica preferida vai deixar você e seu bebê mais relaxados e calmos.

Estudos mostram que os sons externos começam a ser percebidos pelos bebês a partir da 16ª semana de gravidez, mas você provavelmente só vai perceber alguma reação do bebê aos sons externos a partir da 21ª semana, mas isso de forma alguma quer dizer que você não possa começar desde cedo a falar com o seu bebê ou colocar sua música predileta para seu bebê ouvir.

Você pode utilizar fones de ouvido, colocando-os na barriga, ou cantar sua musica favorita para o seu filho, ou mesmo ouvir a musica em som ambiente, o som vai chegar ao bebê e vocês podem aproveitar a musica juntos.

Não existe musica ideal para se ouvir durante a gravidez, mas se recomenda que sejam musica mais melódicas sem muitas batidas fortes, que podem assustar o bebê. Mesmo que você curta musicas com batidas mais pesadas, e queira que seu filho tenha um gosto musica parecido com o seu, vale descobrir outros tipos de melodia e testar a reação do seu bebê a cada um deles. De forma moderada, obviamente. Mas não adianta se forçar a ouvir musica clássica se você não suporta Mozart ou Beethoven, seu bebê vai perceber se você está ou não relaxada ao ouvir a música e ela pode fazer com que seu bebê se agite, em vez de se acalmar.

Estudos feitos na Finlândia, China e Estados Unidos indicam que ouvir musica durante a gestação ajuda no desenvolvimento do cérebro do bebê, assim como no vinculo afetivo entre pais e bebê. Ouvir sua voz, ou a de seu companheiro, ajuda seu bebê a reconhecê-los mais rapidamente depois do nascimento, e a musica ajuda a estimular as conexões cerebrais, o que facilita o aprendizado e a fala.

Os primeiros sons ouvidos pelo bebê são os sons internos do corpo da mãe, como o batimento cardíaco, a respiração, os passos e, posteriormente, a voz. É através desses primeiros sons que o bebê percebe se a mãe está calma ou nervosa, e ele reage a cada situação se agitando ou se acalmando de acordo com o humor da mãe. Se ouvir musica te irrita, não adianta tentar acalmar seu bebê dessa forma. Falar com o bebê também estimula o cérebro e aumenta o vinculo afetivo, então não se force a ouvir musica, ou um tipo de musica em particular, apenas porque foi recomendado.

Não é necessário aumentar o som para que o bebê escute melhor dentro da barriga, o liquido amniótico é um ótimo condutor de som, e ouvir sons muito altos podem assustar ou agitar demais o bebê.

Por esse mesmo motivo não é necessário falar ou tocar musica o dia inteiro para o bebê, já que isso pode estimular demais o bebê. Algumas horas por dia, seguidas de momentos mais silenciosos são suficientes para estimular o desenvolvimento do cérebro e o reconhecimento do bebê em relação às vozes dos pais.

As mesmas musicas e melodias tocadas durante a gestação também podem ajudar na hora da amamentação. Estudos mostram que os bebês reagem da mesma maneira à musica depois do nascimento, ou seja, se dentro da barriga ouvir você falando ou uma musica sendo tocada acalmava o bebê, o mesmo vai acontecer depois do nascimento.

Não só a mãe como também outros membros da família podem aproveitar esses momentos musicais para criarem um vinculo mais forte com o bebê, ouvir as vozes dos pais, avós ou irmãos ajudam o bebê a identificá-los depois do nascimento. O bebê vai ouvir as vozes e reconhecer os familiares mais facilmente, quanto maior é o contato auditivo durante a gestação, mais fácil será o reconhecimento depois do nascimento.

Coloque um pouco de musica no seu dia a dia, seja ouvindo uma musica ou cantando para o seu bebê, e aproveite esses momentos para relaxar e se aproximar ainda mais do seu bebê.

A Be Little possui roupinhas praticas e cheias de charme para vestir seu bebê com conforto e estilo. Nossa linha básica possui bodies, conjuntos de body e calça, casaquinhos, calças e kits de luva, pantufa e gorro que são ideais para o conforto do seu bebê desde o primeiro dia de vida.