O que levar para a maternidade quando se esta grávida de gêmeos

Pensei em compartilhar com as gestantes, principalmente de gêmeos dicas úteis do que levar para a maternidade e como funciona a gestação de gêmeos dentro do corpo feminino. Eu tive um casal de gêmeos há 15 anos atrás e foi através desta experiência que eu aprendi muito como lidar com este momento incrível da vida de uma mulher.

 

Gestação Gemelar (Gestação de Gêmeos ou Trigêmeos ou Quadrigêmeos)

Gostaria de falar um pouco de como funciona a gestação de gêmeos ou 3 e 4 bebês ao mesmo tempo e as características dela para a saúde da gestante.

É uma gestação de maior risco e desgaste para a mulher. Primeiro porque o desenvolvimento de 2 fetos acarretará em mais peso para a gestante "carregar" do que uma gravidez de um único filho e necessidade de mais espaço na bolsa para acomodar os 2 fetos. A gestante não tem como prever se o corpo dela conseguirá expandir a barriga ou melhor o útero com espaço necessário para os 2 fetos. Também não é previsível saber qual o tamanho que os fetos atingirão dentro do útero da grávida. O funcionamento biológico do corpo de uma mulher não é igual entre elas. Cada uma funciona e se desenvolve de um jeito único.

A somatória destas situações na gestação de uma grávida de gêmeos torna difícil prever qual a quantidade de semanas que esta grávida terá. O que parece certo é que dificilmente ela atingirá 40 semanas que é o número comum numa gravidez normal de um único bebê. Partindo desta realidade, temos que imaginar que a grávida gemelar terá seu "parto adiantado" e por esta razão é importante que ela prepare o enxoval dos gêmeos durante o pré natal e baseado nas informações que o médico ginecologista/obstetra vai lhe passando nos exames de ultrassom. Este exame vai atualizando a futura mamãe como está o desenvolvimento dos gêmeos no seu útero, quanto eles estão crescendo mês a mês, se tem restrição de espaço na placenta, etc. Esta informação é vital para a gestante saber até quantas semanas o corpo dela aguentará a gestação.

Eu recomendo que até a trigésima semana de gravidez a gestante já tenha pronta todo o enxoval com tudo o que os seus gêmeos vão precisar na maternidade. Caso antecipe o parto por um rompimento da bolsa por exemplo a gestante terá "tudo na mão". A futura mãe estará tranquila, menos estressada para fazer a cirurgia do parto.

 

Por que a mãe de gêmeos deve ter roupas de tamanho prematuro no enxoval que vai para a maternidade?

Quando eu fiquei grávida de gêmeos não consegui comprar roupas de prematuro para os meus filhos porque não existia nas lojas de roupas de bebe, comprei apenas no tamanho recém nascido. Hoje estas grávidas tem esta oportunidade que eu não tive. A Be Little foi fundada em 2001 para confeccionar roupas para bebês prematuros e oferecemos 2 tamanhos: PR1 e PR. Temos entrega rápida para todo o Brasil.

Por que comprar roupas nos tamanhos prematuro para o enxoval do bebê a ser levado para a maternidade?

Importante entender que na barriga da mãe o(s) bebê(s) tem a sua temperatura mantida pelo corpo da mãe. Se os gêmeos nascem com menos de 38 semanas de gestação a medicina considera o bebê como prematuro.  Por outro lado se o bebê nasce com menos de 2 kg também é considerado prematuro. Ao sair da barriga da mãe o bebê prematuro necessita manter a temperatura e para isso pode ser utilizada uma incubadora ou roupas de tamanho adequados para "esquentar" os bebezinhos. Mas se a mãe não tem a roupa para prematuros e vestir com roupas de tamanho maior, vai permitir que o corpo do bebê perca temperatura, fazendo com que passe frio. Quanto mais justo estiver a roupa ao corpo do bebe mais aquecido ele estará.

 

Que roupas levar para a maternidade?

Normalmente o parto de uma grávida de gêmeos é feito por cesariana. Isso pressupõe que a mamãe fique pelo menos 3 dias na maternidade.... as vezes mais tempo por conta da necessidade do(s) bebê(s) prematuro(s) de ganhar(em) peso na incubadora ou a mãe precise de mais tempo para se recuperar do parto. Em função desta realidade recomendo que se leve as seguintes roupas para o enxoval de um bebê, considerando 3 dias na maternidade:

3 macacões para cada bebê no tamanho prematuro

3 bodies no tamanho prematuro (algumas pessoas chamam de pagão)

3 calças no tamanho prematuro (algumas pessoas chamam de mijão)

2 mantas de tecido algodão ou cueiros

3 meias

1 cobertor

2 casacos tamanho prematuro

6 fraldas em tecido

3 panos de boca

2 kits de gorro, luva e pantufa

1 creme para assaduras tipo Hipoglos

1 pacote de fraldas descartáveis tamanho prematuro ou recém nascido.

1 escova para de cabelos

1 toalha de malha ou fralda

No caso de 2 bebês, multiplique as quantidades acima por 2, se for 3 bebês multiplique por 3.

 

Meu desejo é tornar este momento da gestante tão alegre e marcante como foi para mim.  Ter gêmeos é um privilégio divino e espero que seus filhos lhe tragam muita alegria como meus gêmeos me trouxeram. Se você tiver dúvidas ou perguntas mande um email para mim no email lubechara@belittle.com.br. Será um prazer para mim poder lhe ajudar.

 

Lu Bechara