Descobrir que está grávida é uma noticia maravilhosa e assustadora. Saber que tem uma vida crescendo dentro de você, e quem em alguns meses você vai segurar um pequeno ser humano em seus braços é uma sensação incrível. Quando você descobre que tem mais de um bebê crescendo em seu ventre, a felicidade aumenta, e o medo também. Porque se a idéia de cuidar de um bebê já é assustadora, ter mais de um bebê para cuidar é ainda mais assustador. Principalmente se você é mãe de primeira viagem.

O mais importante nesse caso é pesquisar, perguntar e se informar. Se buscar saber tudo sobre como cuidar de um bebê já é importante quando você vai ter um único bebê, em uma gravidez de múltiplos informação é ainda mais importante. Você vai precisar de mais tempo para se preparar, e você possivelmente não vai ter todo o tempo que você gostaria de ter. Não se desespere. Como toda mãe de primeira viagem, (mesmo que você já tenha filhos) você vai se bater nos primeiros dias ou mesmo nas primeiras semanas. Isso é normal, e você vai se adaptar aos poucos.

Ter os dois bebês no mesmo espaço (no mesmo quarto ou até no mesmo berço enquanto eles couberem) pode ajudar você a poupar um pouco de tempo. Assim como tentar sincronizar as rotinas, ou seja, dar de mamar, colocar para dormir, dar banho... etc., em todos os bebês ao mesmo tempo, ou o mais próximo disso possível.

Estudos mostram que gêmeos se acostumam com o movimento um do outro já dentro do útero, então deixá-los dormir no mesmo berço não só facilita o cuidado com eles, como também pode ajudá-los a se acalmarem e a dormirem melhor. Não se preocupe com a possibilidade de um acordar o outro com o choro, a maior parte dos bebês se acostumam com o choro dos irmãos e nem acordam com o barulho.

Como todo bebê, o ideal é amamentar os gêmeos no peito pelo menos até os 6 meses de idade. Não se preocupe com a falta de leite, em geral, a produção aumenta conforme a demanda, ou seja, quanto mais leite seus bebês precisam, mais o seu corpo produz, desde que você estimule a produção (amamentando) frequentemente.  

Pesquise e converse com os médicos e enfermeiros onde você pretende ter seus filhos sobre amamentação e só aceite o uso de formulas e mamadeiras se o pediatra recomendar e explicar os motivos dessa necessidade. Converse também com outras mães de múltiplos, para ter algumas idéias de quais são métodos funcionaram melhor para elas. Assim você pode ir testando qual modo de amamentar funciona melhor para você e para os seus filhos.

Pode ser interessante investir ou emprestar uma almofada de amamentação, assim você tem um apoio melhor durante esse momento e pode amamentar dois bebês ao mesmo tempo sem cansar muito os braços. Teste, experimente e descubra o que realmente funciona para você.

Criar uma rotina desde cedo é muito importante. Para facilitar a memória, você pode criar e colocar no quarto dos bebês uma planilha com os horários de mamadas, trocas de fralda, remédios e todas as outras informações sobre a rotina dos bebês.

Programe sempre mais tempo do que você acha que vai precisar para se arrumar para sair. Se você acha que meia hora é suficiente para arrumar todo mundo, separe uma hora e meia, assim você terá tempo para se arrumar e arrumar os bebês mesmo que tenha algum acidente (como uma roupa suja, uma troca de fralda fora de hora, etc.).

Aceite ajuda. Você vai precisar de ajuda, principalmente do seu parceiro, para conseguir cuidar dos bebês, da casa e de você. Se for possível, durma quando os bebês dormirem. Aproveite esses períodos de silencio para cuidar de você, tome um banho mais demorado, durma, coma uma refeição quente e gostosa. Não se preocupe tanto com o estado da casa, você dificilmente vai conseguir deixar tudo no mesmo estado em que estavam antes dos bebês chegarem.

Pode ser difícil dar atenção para duas crianças igualmente, então quando possível, dê atenção aos dois ao mesmo tempo. Coloque os dois bebês em um cercadinho, ou um tapete fofinho, ou mesmo nas cadeirinhas e converse com eles, cante e brinque com os dois ao mesmo tempo. E também deixe que eles brinquem entre si.

Você provavelmente vai notar que um dos gêmeos é mais resmungão e chorão enquanto o outro é mais calmo. E você provavelmente vai querer dar atenção para o que está reclamando, mas, se não for algo urgente, ou algum tipo de acidente, e sim algo rotineiro como trocar a fralda, ou colocar para dormir, tente dar atenção primeiro ao mais calmo e depois ao chorão, o choro dele não vai atrapalhar o outro, e você não vai ter dois bebês chorando quando o mais calmo resolver imitar o irmão.

Conforme os bebês vão crescendo, você vai perceber que cada um tem sua própria personalidade, mesmo tendo nascido e crescido juntos, cada bebê é um bebê, e eles vão aos poucos mostrando que podem ser bem diferentes um do outro. Aproveite o tempo que você tem com eles e curta seus filhos o máximo possível, descobrindo o que cada um gosta ou não gosta e amando cada nova descoberta.

A Be Little acredita que carinho, cuidado e atenção é tudo o que um bebê precisa para crescer e se desenvolver, e para ajudar você a cuidar de seus bebês, nós trabalhamos apenas com tecidos macios e suaves ao toque. Nossas linhas de bodies, macacões e pijamas são feitos com tecidos especialmente escolhidos para ter um toque suave na pele sensível dos bebês.

Para ajudar você a cuidar do seus bebês, nós estamos oferecendo um desconto de 15% OFF em toda a nossa linha de macacões. Para isso, basta escolher algum produto desta categoria e utilizar o código MACACÃO antes de finalizar a sua compra. Aproveite.