Festa de criança é sempre divertida, principalmente quando você é apenas um convidado e pode se divertir e aproveitar tudo o que a festa tem para oferecer. Quando, por outro lado, é você quem está organizando a festa, ela pode virar um pesadelo. Foi pensando nisso que a Be Little reuniu algumas dicas super úteis para ajudar você a organizar uma festa maravilhosa para o seu filho.

Os fatores mais importantes ao organizar uma festa são: quanto tempo você tem pra organizar a festa, quantas pessoas serão convidadas e quanto você pode gastar com a festa. Se você tem resposta para estas três questões, você já pode começar a organizar uma festa fantástica para o seu filho. O ideal é ter alguns meses para organizar a festa, mas mesmo que você não tenha muito tempo entre a decisão de dar uma festa e a data dela, sabendo quanto tempo você tem para organizar tudo já ajuda a criar um cronograma que vai te ajudar a não se desesperar com os preparativos.

O segundo fator é decisivo. Se você tem uma lista imensa de convidados, vai precisar encontrar um espaço adequado para receber todas as pessoas, se tem uma lista menor de convidados, o espaço necessário não é tão grande. É a partir dessa lista que você vai decidir o que servir de comida e bebida, onde será a festa, quantas lembrancinhas vai precisar e que tipo de atividades vão acontecer. Uma festa com muitas crianças precisa de mais espaço, principalmente se você for oferecer alguma atividade para animar a festa.

Como estamos falando de festa de criança, é importante lembrar que a grande maioria dos pais podem querer ficar para acompanhar a festa, então calcule pelo menos 1 adulto para cada criança convidada. Hoje em dia é comum pedir no convite a confirmação da presença, tanto da criança quanto do acompanhante, coloque um e-mail e um telefone de contato para facilitar essa confirmação. Mesmo que nem todos confirmem, ou que alguns que confirmaram não apareçam, ou que convidados que disseram que não iriam aparecerem, com essa lista de confirmação você terá uma base melhor para preparar tudo, o que é essencial e vai facilitar em muito a sua vida.

A partir da lista de convidados você terá uma idéia melhor sobre quanto irá gastar para organizar e montar sua festa. Pensando nisso, pode ser que você tenha que diminuir um pouco a lista, ou notar que algumas pessoas que não estavam na lista podem entrar nela. Praticamente todo o planejamento da festa será feito antes dos convites serem enviados, então você pode mudar a lista até chegar ao número ideal.

Uma festa em casa pode ser mais barata, mas o espaço é, normalmente, menor, assim como o espaço para as atividades que uma festa cheia de crianças necessita. Se você quiser convidar mais pessoas, encontrar uma casa de festas que já possua uma equipe para entreter e brincar com as crianças pode ser uma solução. Mas isso não é necessário, você pode criar um ambiente maravilhoso e cheio de atrativos para as crianças na sua casa, basta um pouco de tempo e de criatividade.

Com todos estes assuntos resolvidos, você pode começar a pensar em tema. Pode ser que seu filho tenha um desenho, personagem, animal ou cor preferido, e você pode usar essa preferência no tema da festa. O tema pode ser usado não só na decoração do espaço, mas também no convite, nas atividades, nas lembrancinhas e no bolo. Criatividade e atenção ao detalhe é o que conta nesse momento. Vale à pena dar uma olhada nos armários e prateleiras, você pode se inspirar ou descobrir que já possui vários itens que vão deixar a decoração da sua festa ainda mais incrível.

Um tema que provavelmente vai crescer nos próximos meses, e que vamos usar como exemplo para mostrar algumas idéias legais de decoração, lembrancinhas e bolo, é o Pokemon. Com o novo jogo para celular que acabou de chegar ao Brasil, esse é um tema que vai aparecer e muito nos próximos meses. Mas esse não é o único tema possível, se seu filho tem um personagem favorito, um filme, um brinquedo... tudo vale de inspiração para deixar a festa a cara do seu filho.

Seja na sua casa, na casa dos avos, no salão de festas do prédio ou em uma casa de festas especializada, a decoração e o tema não precisam engolir o espaço todo. Detalhes que chamam o tema, um painel ou decoração temática atrás da mesa do bolo, toalhas decoradas ou centros de mesas temáticos e outros detalhes nos doces e salgados e pratinhos são mais que suficientes para agradar a criançada, principalmente se você tiver espaço para algumas atividades e brincadeiras mais animadas.

Ao finalizar sua lista de convidados, verifique a quantidade de crianças e as idades delas, você vai precisar de atividades que sejam adequadas às idades delas. Você pode alugar uma piscina de bolinhas e/ou cama elástica, se tiver espaço para elas, mas brincadeiras de roda, pintura de rosto, caça ao tesouro e outras brincadeiras de grupo podem fazer ainda mais sucesso com a criançada. Se você conseguir pensar em alguma brincadeira que inclua o tema da festa, melhor ainda. Você pode, por exemplo, esconder miniaturas de Pokémon pelo salão e dar um premio para a criança que capturar mais dos bichinhos, misturando caça ao tesouro com o tema da festa.

A idade das crianças também influencia nas comidas. Pizza, mini cachorro quente, salgadinhos (assados ou fritos) e mini hambúrgueres com certeza farão sucesso. Espetinhos de frutas, palitinhos de cenoura e outras comidinhas mais saudáveis também podem ser incluídas, principalmente se forem servidas já cortadas em pedacinhos e de forma divertida, como em potinhos com um molho, ou como parte da decoração.

Quanto aos doces, lembre-se que crianças podem estranhar e se recusar a comer coisas que não conhecem, brigadeiros, beijinhos e outros doces tradicionais provavelmente serão mais bem aceitos. Balas, chicletes e biscoitos servem não só pra matar a vontade das crianças como também podem ser utilizadas na decoração, colocando os doces coloridos em potes de vidro espalhados entre as mesas. O mesmo vale para o bolo, criança nenhuma recusa um bom bolo de chocolate, e se ele for decorado com o tema, fica ainda mais chamativo.

Deixe sucos, água e refrigerante a vontade, você pode até colocá-los em recipientes decorados e utilizá-los como parte da decoração.

Para deixar a mesa do bolo mais interessante, você pode utilizar alturas diferentes, utilize livros, vasinhos ou mostradores com alturas diferentes para deixar a mesa ainda mais bonita e atrativa. Faça um bolo decorado com o tema ou, se não souber ou tiver quem faça um bolo decorado dessa forma, faça um bolo falso com caixas revestidas de papel colorido ou EVA decorado com o tema da festa, e deixe o bolo de verdade aparecer apenas na hora de servir.

As lembrancinhas também podem seguir o tema, embrulhe balas e doces, ou se preferir escolha alguma coisa mais duradoura como canetinhas, giz de cera e massinha, em uma bolsinha ou potinho com o tema da festa. Aqui vale muito a criatividade, você pode colar adesivos com o tema em cima das caixinhas e sacolinhas, ou criar formas divertidas para embrulhar as lembrancinhas.

O mais importante aqui é a criatividade e a atenção ao detalhe. Se você perceber que um canto do espaço está muito vazio, pode decorá-lo com flores ou balões. Bexigas coloridas nunca saem de moda e dão um toque de cor para qualquer ambiente. Você pode montar um painel de bexigas ou espalhá-las pelo salão. Também pode utilizar bandeirinhas de papel, fitas e tecidos para dar mais cor ao ambiente, principalmente atrás da mesa principal.

Certifique-se de que as crianças estão se divertindo planejando jogos e brincadeiras, mas também deixando espaço para elas se divertirem sozinhas, tendo sempre alguém de olho para que ninguém se machuque.

Você pode contratar um Buffet ou encomendar os comes e bebes, assim como ter pelo menos duas ou três pessoas ajudando a servir comidas e bebidas. Você com certeza vai precisar de ajuda na hora de servir todos os convidados, então já tenha alguém pronto para isso.

Ao pensar na roupa, você pode continuar no tema, mas o principal é vestir seu filho com uma roupa confortável. Você pode adaptar uma roupa que ele já tem ou encontrar uma roupa ou fantasia adequados, apenas preste atenção para que a roupa não tenha nada pinicando seu filho nem se arrastando muito atrás dele, para que ele não fique tropeçando.

Com todas essas idéias, agora é só começar a planejar, escolher o lugar, os convidados e o tema. Seu filho com certeza vai adorar comemorar o aniversário com os amiguinhos e familiares.

Deixe um comentário falando sobre a sua experiencia organizando festas de aniversário, com as suas dúvidas e ideias. A Be Little quer ajudar você a cuidar de seu filho em todos os momentos, para isso, nossa linha de roupas é feita com conforto e qualidade em mente. Nesse mês de agosto, aproveite nossas promoções de inverno com até 50% de desconto. Temos várias roupinhas de inverno, conjuntos e bodies em promoção, é só clicar e aproveitar.