Muitas mães me perguntam que tema escolher para a festa de aniversário do meu filho(a)? Logo penso: é aniversário de 1 ano? a família é religiosa? o aniversariante participa da escolha do tema? O irmão participa ? O pai participa também? Quanto a família pode gastar? Vai fazer a festa em casa? ou num buffet infantil? O tema escolhido é da preferência do pai? da mãe? do filho(a)? um tema da atualidade? O personagem é antigo ou atual?

 

São tantas as dúvidas do que fazer ou escolher que resolvi compartilhar várias idéias e possibilidades de festas. Acredito que uma delas possa lhe agradar e principalmente alegrar este momento tão importante para toda a família.

 

Aniversário de 1 ano

Esta festa é uma das mais importantes para os pais, família e amigos próximos. Quando fiz a festa para meus filhos gêmeos (um menino e uma menina) procurei escolher um tema que falasse de menino e menina ao mesmo tempo.

 

É comum escolher um tema de personagem antigo que relembre a infância dos pais. Temas como Super Homem, Batman, Star Wars (aliás este é o tema da coleção inverno 2015 da Be Little - Stars), Homem Aranha, Mulher Maravilha,  Mickey, Pato Donald e todos os personagens da Disney, personagens do Mauricio de Souza como Mônica, Cebolinha, Cascão, etc ...

 

Outra opção muito atual é vincular aos personagens bíblicos como Abraão, Jacó, José, Moisés, Rei Davi, Daniel, Jonas, Rainha Ester e principalmente Jesus. O maior problema aqui é a pouca presença de personagens femininos para o caso de uma festa para menina. Na festa dos meus filhos acabei fazendo um bolo com a Arca de Noé. Por que? Porque na arca os animais entravam de 2 em 2 na arca sendo um de cada sexo....exatamente como meu filhos.

 

Outra ideia muito marcante é futebol, principalmente para os pais que tem paixão pelo esporte, assim organizar a festa com motivos do seu time favorito com certeza fará sucesso. Antigamente se organizava para os filhos meninos. Com a maior participação das meninas e mulheres no futebol, pode-se aplicar esta idéia para festas tanto de meninos quanto de meninas. Tem muitas meninas que já tem um time do coração....

 

O mesmo conceito por trás do futebol, vale para as famílias que os pais gostam de skate, surf, motos, rock, pesca, mar, fazenda, animais, cachorro ou gato de estimação, etc. Qualquer motivo pode ser "bonito" de fazer a festa do seu filho(a). Não existe receita ideal de festa pronta. Existe a receita (tema) que se encaixa melhor com os pais e filhos e simbolizam os bons sentimentos que existem dentro do seio familiar.

 

Aproveito para recomendar algumas sugestões de festas de aniversário de 1 ano no Pinterest da Be Little: https://br.pinterest.com/belittlemodabeb/festa-de-1-ano/

 

Faço a festa em casa ou num buffet infantil?

A resposta vai depender de 3 fatores:

- Quanto você tem de $ para gastar?

- Quantas pessoas você pretende convidar?

- A festa é só para a família ou envolve amigos dos pais e dos bebês/crianças onde elas estudam?

Minhas dicas para você respondendo as 3 perguntas acima:

- Se voce tem poucos convidados, faça em casa. Fazer uma festa pequena mais para a família (íntima) está virando moda. Continua mantendo o espírito de celebração e confraternização mas de uma forma mais econômica  e muito personalizada. Importante é voce fazer uma festa com muito amor!!!!

- Se você tem 100 pessoas para convidar a melhor opção é num buffet para acomodar esta quantidade de pessoas. Ao fazer num buffet voce vai pagar por gastos que voce não terá em casa como decoração, aluguel do buffet, mão de obra para servir os convidados. Normalmente você paga um preço fixo por pessoa. Digamos que você pague por 50 pessoas, se for a festa somente 40 pessoas muitas vezes o buffet não devolve a diferença para você.

 

Temas para a festa

Já comentei anteriormente que a família pode escolher temas olhando para o passado como o de personagens antigos. Outra possibilidade é escolher temas atuais, como:

- Minions

- Frozen

- Peppa Pig

Na internet digite estes nomes e veja as alternativas que existem para voce decorar a festa do seu filho com um destes temas.

Aqui também vale fazer uma análise de quanto vai custar para a mãe investir num tema atual versus um antigo. Muitas vezes a escolha do tema atual pode custar o dobro ou 3x mais do que o tema antigo e dai pode pesar no seu orçamento. Vale a pena gastar por um tema mais caro?

 

O que vestir na criança para a festa?

Sendo minha especialidade sugiro roupas leves e confortáveis. A idéia principal é a praticidade ou seja que as roupas sejam fáceis de vestir e lavar, confortáveis, não prejudiquem os movimentos da criança, sejam bonitas e realcem a beleza da criança. As roupas da Be Little são confeccionadas com estas características. Muitas vezes a mãe quer vestir o aniversariante com uma roupa relacionada ao tema da festa, outras vezes que vestir com um roupa super elegante. Mas a minha experiência me diz que seja bebe ou criança o que elas querem é brincar, correr, se divertir, portanto uma roupa leve e confortável é muito mais indicada para este evento. Até porque se a criança sujar a roupa por vários motivos (um xixi ou cocô que escapa da fralda por exemplo), não sendo uma "roupa diferenciada" voce pode trocar rapidamente por outra e deixar a criança mais a vontade. Neste sentido a Be Little oferece vestidos para meninas, conjunto de shorts e camiseta ou calça com camisa que permitem ao bebê ficarem super confortáveis e tranquilos, se sujar, troca rapidamente. A roupa não precisa ser um tema de preocupação para a mãe durante a festa....Nós da Be Little temos uma solução adequada para esta situação.

 

O que não pode faltar numa festa infantil?

Muitas vezes as mães e famílias se preocupam tanto com a festa, tema, buffet, convidados, roupas, etc, etc. Mas esquecem dos fatores principais. Eu acredito que a festa de aniversário é um momento para celebrar 2 sentimentos: Amor e Gratidão. Sem estes dois "convidados" presentes a festa ficará sem graça. Amor pelo seu filho e gratidão por te-lo em sua vida. Tem sentimentos mais fortes que estes para uma mãe? Eu não conheço.

Muitas vezes principalmente neste momento de crise econômica que o Brasil enfrenta nós não temos condições de fazer a festa dos nossos sonhos. E daí?

Importante é que se você tiver $ só para um bolinho, faça com muito amor e gratidão. Porque estes 2 sentimentos trazem alegria ao seu coração, alimentam os bons sentimentos da família e trazem energia para toda a família superar as dificuldades do momento. Celebrar o aniversário de um filho é celebrar a esperança de um mundo melhor....

Não é isso que queremos para todos nós?

 

Qualquer dúvida ou pergunta mande seu email para lubechara@belittle.com.br.

 

Lu Bechara