As férias de julho estão chegando. O frio continua forte e os dias ficam cada vez mais curtos. Essa pausa no meio do ano tem muitos motivos para acontecer, mas nem por isso deixam de ser uma preocupação para os pais, que precisam encontrar uma forma de entreter e cuidar dos filhos, mesmo que eles tenham que continuar trabalhando nesse período.

Se você é como a grande maioria dos pais, que trabalha fora e não pode ficar com seu filho 24 horas por dia, esse período pode causar grandes preocupações. Uma das soluções mais comuns nessa época, é deixar os filhos passarem o dia na casa dos avos, tios, primos... algum parente que tenha disponibilidade de ficar em casa cuidando das crianças. Outra boa opção, é encontrar uma boa colônia de férias, onde seu filho pode passar o dia brincando, se divertindo e aprendendo com outras crianças da mesma idade.

Se, por outro lado, você pode ficar em casa com seu filho, talvez até aceitando cuidar também dos sobrinhos, primos ou outras crianças, você com certeza vai descobrir e perceber que entreter um grupo de crianças não é nada fácil.

O primeiro passo para quem vai cuidar de um grupo de crianças durante esse período, é saber quais são as idades delas. Cada fase do desenvolvimento pede um cuidado específico, então tenha certeza de que a sua casa está pronta para receber crianças daquela idade.

Se você vai cuidar de bebês, até 6 meses de vida, mantenha os ambientes aquecido, tenha à mão mantas, cobertores e almofadas. Você pode criar um ambiente seguro, confortável e quentinho em um canto da sua sala, utilizando as almofadas e cobertores no chão e como apoio para os bebês que estão começando a sentar e sustentar o peso da própria cabeça. Tenha brinquedos macios por perto, e crie um cantinho pronto com todos os materiais necessários para fazer troca de fraldas.

Converse com os bebês, cante para eles, mostre os brinquedos e deixe que eles interajam entre si, cuidando apenas para que não coloquem nada na boca que não deveriam, nem que coloquem o dedo no olho do outro, ou em algum outro lugar que possa machucar. Brinquedos com luzes e sons também ajudam a distrair e entreter os pequenos. Tenha certeza de que eles são apropriados para a idade e que não possuem nenhuma peça pequena que possa ser engolida.

Para crianças que já estão engatinhando ou começando a andar, o importante é cobrir quinas e tomadas, tirar ou prender bem tapetes e cortinas e ter uma boa dose de paciência. Nessa fase as crianças não querem parar quietas, indo de um lado para o outro e mexendo em tudo que conseguem alcançar, então não deixe nada pesado nem que quebre facilmente em lugares de fácil acesso aos pequenos.

Os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes. É nessa fase que eles exploram e experimentam com tudo. Todos os sentidos estão aguçados, então eles querem ver, pegar, cheirar, ouvir e colocar tudo o que encontram pela frente na boca. A atenção deve ser grande e constante para ter certeza de que nada perigoso vai cair em cima das crianças ou que elas vão colocar na boca algo que não podem.

As brincadeiras nessa fase podem incluir blocos, chocalhos, ursinhos, bonecas, telefones, carrinhos, além de toda uma gama de brinquedos que fazem barulho ou se mexem sozinhos. Desenhos infantis também podem entreter as crianças por algum tempo, mas não ache que só porque elas começaram a ver um desenho que elas vão ficar horas assistindo. Algumas crianças simplesmente não conseguem ficar paradas por mais do que 5 minutos, mesmo com um desenho colorido e barulhento passando na televisão na frente deles.

Para crianças maiores, depois dos 2 ou 3 anos de vida, a imaginação começa a aparecer com força. Brincar de princesa, piloto, super herói ou professora é comum nessa fase e podem durar horas. Ter fantasias disponíveis para vestir nas crianças, assim como alguns acessórios, pode ajudar a manter as crianças entretidas e se divertindo por horas.

Dê preferência a fantasias feitas em tecido de algodão, que não vão nem superaquecer a criança, o que pode causar brotoejas, nem apertar ou incomodar. Os brinquedos podem ser comprados (veja sempre se existe o selo do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – e se são apropriados para a idade da criança), ou você pode criar espadas, coroas e todo tipo de acessório para ajudar a imaginação das crianças. Veja também o que você já tem em casa, você com certeza vai descobrir que tem muitas coisas que podem ajudar na brincadeira.

A interação não só entre as crianças, mas com os pais é muito importante. Sente-se no chão para brincar com seu filho de vez em quando. Dê toda a atenção para ele enquanto estiverem brincando, sem se distrair com a televisão, celular ou computador. Deixe que a criança lidere a brincadeira, se ela quiser mudar as regras no meio do caminho, deixe. Interfira apenas quando houver algum risco de acidente, nesse caso sua interferência é mais do que necessária. Crie brincadeiras novas, invente brincadeiras, cante e converse com as crianças. É a partir dessa interação e da forma como eles vêem você interagindo com as outras crianças e com os outros adultos que o desenvolvimento da fala, da personalidade e da educação do seu filho começa.

Preste atenção nos sinais que seu filho mostra. Se ele parecer irritado ou cansado, deixe ele descansar ou tirar uma soneca. Introduza brincadeiras novas quando seu filho estiver de bom humor, de barriga cheia e bem descansado. Brincar gasta muita energia, e aprender uma brincadeira nova ainda mais. Não force seu filho a brincar com outras crianças se ele não quiser. Brincar sozinho pode ser tão educativo, emocionante e empolgante quanto brincar em grupo. Cada criança tem uma preferência, e forçá-lo a brincar de uma forma ou de outra pode causar trauma emocional e atrapalhar o desenvolvimento da criança.

O mais importante é deixar seu filho se divertir. Seja na casa dos avos, durante as férias de julho, seja em casa com os pais, irmãos ou amiguinhos. É experimentando que seu filho vai desenvolvendo uma noção de mundo e de si mesmo.

A Be Little quer participar de todos os momentos da vida do seu filho, para isso desenvolvemos uma linha de roupas feitas com muito carinho para deixar seu filho confortável para brincar, passear e se desenvolver. Nossos bodies, macacões e conjuntos  são feitas a partir de uma seleção de tecidos super macios, confortáveis e cheios de estilo.

Para os leitores do Blog, estamos dando 15% de desconto em todos os produtos do site. Utilize o código BLOG antes de finalizar sua compra e aproveite.