Dia 28 de abril é o dia da Educação. Educar seu filho é significa muito mais do que colocá-lo na escola e ajudar ele com as tarefas de casa. O trabalho dos professores é ensinar seu filho a ler, a escrever, a fazer contas, e ensinar todas as outras matérias que seu filho vai precisar para entrar em uma universidade e se tornar um profissional compentente.

Mas muito mais do que isso, educar seu filho siginifica ensinar a ele, desde pequeno, a dividir os brinquedos, a dizer “por favor” e “obrigado”, e respeitar os mais velhos, a aceitar um “não”.

Pode ser muito dificil olhar para a carinha chorosa do seu filho e tentar explicar para ele porque ele precisa deixar o amiguinho ou irmãozinho brincar também com os brinquedos dele, ou recusar um doce ou um novo brinquedo em uma saída ao shopping ou mercado, mas por mais dificil que possa ser, é uma responsabilidade sua, como pai e mãe, criar e educar seu filho para que ele se torne uma criança educada e, posteriormente, um adulto educado e responsável.

É nas pequenas coisas do dia a dia que você ajuda seu filho a entender o que é e o que não é aceitável. Corrija seu filho sempre que você perceber que ele está fazendo alguma coisa errada. Mostre a ele a forma correta de se fazer as coisas e explique porque não é aceitável que ele continue cometendo o mesmo erro. Mesmo com crianças pequenas, com menos de 2 anos, já é possível começar a ensinar o que é certo e o que é errado.

Por mais que você ache que seu filho pequeno não entendo o que está acontecendo, repetir e corrigir os atos errados do seu filho ajudam as crianças a perceber que estão agindo de forma errada e, mostrando a elas a forma correta de agir em uma determinada situação, elas começam a perceber qual a forma correta de agir.

Da mesma maneira que você pode corrigir seu filho quando ele fala uma palavra errada, com calma e paciência você pode demonstrar ao seu filho a forma correta de agir. Não são necessários longos castigos ou punições corporais para que seu filho compreenda que ele está agindo de forma errada. Basta que você seja firme com ele e mostre que as ações dele terão consequências, e cumpra com o que prometeu se ele continuar agindo daquela forma.

É normal que as crianças testem seus limites até que encontrem o ponto certo do que elas podem ou não fazer. E se você deixa passar algumas ações, seu filho vai continuar pensando que pode agir daquela forma sempre.

Impor limites ao seu filho, por mais birras, choros e manhas que ele faça para conseguir o que quer, é a melhor maneira de educa-lo para se tonar um adulto responsável. Converse com seu filho e explique o que ele fez de errado e qual a maneira correta de agir em cada situação. Muitas vezes as crianças não sabem expressar o que estão sentindo, e por isso acabam agindo de forma errada e até mesmo violenta. Procure descobrir o que levou seu filho a agir dessa maneira e explique que existem outras maneiras para reagir em situações como aquelas.

A Educação começa em casa. Se você começar a educar seu filho desde cedo, ele vai aprender quais as melhores maneiras de agir em todos os tipos de situações possíveis. Não espere que os professores nas escolinhas eduquem seu filho. Esse não é o trabalho deles, e quando encontrarem um aluno educado e atencioso, com certeza vão elogiar o bom comportamento do seu filho.

Se, por acaso, seu filho fizer algo errado na escola, procure entender toda a situação, conversando com seu filho para entender porque ele agiu daquela forma e tente mostrar a ele a forma correta de agir naquela situação.

Educando seu filho desde cedo você está contribuindo para que ele se torne um adulto educado, responsável e consciente de seus atos.

Para ajudar você a cuidar de seu filho com todo amor e carinho, a Be Little possui uma linha básica com calças, casacos, cacharreis e bodies para o uso diário, tanto em casa quando na escola.

Deixe um comentário com dicas e assuntos que você gostaria de ver aqui no blog e compartilhe com a gente as histórias do seu filho!