Encontrar a escola certa para o seu filho pode não ser uma tarefa tão fácil quanto você imagina. Se escolher uma creche para deixar seu filho durante o dia enquanto você trabalha já não foi fácil, pensar que a escolha da escola é também o inicio do futuro educacional do seu filho deixa tudo ainda mais complicado.

Para tentar ajudar você a encontrar a escola ideal, vamos dar aqui algumas dicas do que procurar nesse momento:

Localização, orçamento e tempo na escola. Estes são os primeiros pontos mais importantes a serem considerados ao matricular seu filho em uma escola.



Encontrar uma escola que fique próxima da sua casa, ou do seu trajeto para o trabalho é a melhor opção. Dessa forma, você pode acompanhar mais de perto a ida e volta do seu filho da escola todos os dias, podendo também acompanhar a adaptação dele com os novos coleguinhas, professores e também com o espaço da escola.

Decidir-se entre escola publica ou privada, mais ou menos cara também é importante. Cada escola tem pontos fortes e fracos, e a escolha deve ser feita, também, considerando o seu orçamento mensal. Lembre-se que, além da mensalidade, seu filho também vai precisar de cadernos, lápis, caneta, livros e todos os outros materiais escolares pedidos pela escola.


Saber se a escola oferece opções de aulas no contra turno, ou de período integral pode ser uma solução, caso você não tenha com quem deixar seu filho durante o resto do dia fora da escola. Aulas de natação, judô, balé, dança, artes ou outras opções de atividades educativos no período fora da escola são ótimas opções, mas devem ser pensadas, também, com relação ao deslocamento da crianças para estas atividades. Encontre locais próximos da sua casa, trabalho ou escola das crianças para facilitar este deslocamento.

Depois de analisar estas opções, procure escolas que se encaixem dentro do que você procura, é este o momento de visitar, perguntar e até mesmo levar seu filho para conhecer e opinar sobre qual escola ele se encaixa melhor.


Converse com a direção, conheça a formação dos professores, avalie o espaço físico, entenda o funcionamento das aulas e atividades planejadas. Uma boa escola deve ter professores qualificados, espaço interno e externo adequados para a quantidade de alunos, e para a idade deles. É importante também saber como funciona a alimentação da criança em período escolar, se é oferecido almoço, ou se seu filho pode comprar algum tipo de alimento nos intervalos das aulas. Em caso de dúvidas, converse com pais de alunos para ter uma ideia melhor do relacionamento entre escola e pais, além do relacionamento entre escola e aluno.

Peça uma lista completa dos materiais necessários para a educação do seu filho durante o ano letivo, para que não haja nenhuma surpresa durante o ano. Tenha certeza de que a escola está aberta ao diálogo com os pais e com as crianças, além da limpeza do local, das salas de aula, da cozinha, banheiro e outras dependências da escola.

E siga seus instintos, se você ou seu filho não se sentirem confortáveis com qualquer aspecto da escola, por menor que ele seja, esta pode não ser a escola ideal para o seu filho.


A Be Little produz roupinhas para bebês e crianças desde 2001. Nossas roupinhas são feitas com todo o carinho e cuidado de uma mãe coruja. Dê uma olhada em nossas ofertas e promoções e aproveite!