Depois de nove meses de espera, segurar seu filho nos braços pela primeira vez é uma sensação inexplicável. Acompanhar o crescimento do seu bebê nos primeiros meses da vida dele é maravilhoso, mas quando chega ao fim da licença maternidade, e você começa a pensar em ter que deixar seu bebê aos cuidados de outra pessoa, pode ser uma angustia imensa.

Por isso, é muito importante que você escolha com cuidado com quem vai deixar o seu bebê. Se é algum familiar, ou se você vai precisar de uma creche. Nem sempre é fácil encontrar a creche perfeita para os eu bebê. Existem muitos fatores importantes que devem ser considerados antes de você fazer a escolha final, por isso vamos dar aqui algumas dicas do que observar quando estiver procurando vaga em uma creche.

- Procure um local próximo da sua casa, ou do seu local de trabalho, dessa forma o deslocamento até a creche não vai aumentar muito o seu percurso diário até o trabalho.


- Converse com amigas, parentes e conhecidos, peça referencias, preferencias e opiniões das pessoas próximas a você que também tem crianças em idade próximas à sua.

- Visite todas as opções possíveis. Muitas vezes você terá que marcar horário para poder efetuar uma visita, mas ver de perto as instalações, conhecer professoras e funcionários da creche além de conversar com outros pais de crianças de cada local pode ajudar, e muito, na sua decisão final.

- Durante a visita, observe o espaço, a quantidade de professoras ou berçaristas por criança, e a limpeza do local. Banheiros, cozinha, salas e brinquedos devem ser mantidos limpos e bem cuidados.

- A creche deve ter espaço interno e externo, crianças e bebês precisam de pelo menos um pouco de sol todos os dias, e ter espaço para as crianças maiores correrem e brincarem do lado de fora também é muito importante.


- Converse com a direção e descubra como funciona o diálogo entre pais e professores, o contato diário com explicações sobre a rotina e os acontecimentos na vida do seu bebê durante as horas que ele passa na creche são tão importantes quanto as horas que seu bebê está sob seus cuidados.

- Descubra qual a politica da creche para crianças com febre ou outras doenças. Que seu filho vai pegar uma gripe ou outra virose é praticamente certo, mas saber qual a politica da escola para minimizar a disseminação de doenças. É sempre bom, também, ter um plano em mente para ser utilizado caso você não possa deixar seu filho na creche quando estiver doente.

- Observe se brinquedos e estruturas são adequadas para a faixa etária do seu bebê. Rampas e escadas devem estar protegidos, assim como os brinquedos devem ser adequados ao uso de crianças pequenas. É importante também verificar a segurança do local em relação à crianças que gostam de passear sem um adulto por perto, e também quanto à entrada de estranhos na creche.

- Descubra que tipos de atividades as crianças fazem durante o dia, se a creche estimula o crescimento físico, mental e emocional das crianças com atividades estruturadas e adequadas para a idade das crianças.

Além de todos estes pontos importantes, também é necessário encontrar um lugar que caiba dentro do seu orçamento mensal. Não adianta nada querer colocar seu filho em uma escola maravilhosa do outro lado da cidade ou super cara. Siga seus instintos, se ao visitar uma creche (que cabe no seu orçamento e que fica próxima da sua casa ou do seu trabalho), você conseguir ver seu filho brincando e crescendo ali, esta com certeza é a melhor opção.

 

Nos próximos posts vamos falar mais um pouco sobre a escolha de creches e escolas para o seu filho. Deixe um comentário com dúvidas, ideias e histórias e tentaremos responder aqui.