Existem milhares de nomes possíveis para se dar a uma criança. Nomes comuns, nomes diferentes, nomes estranhos, nomes brasileiros e nomes estrangeiros. Escolher o nome perfeito para o seu bebê pode ser uma tarefa muito difícil, mas é também um dos momentos mais importantes da vida do seu bebê.


Não escolha o nome só porque ele está na moda, com o passar dos anos a gente nota que alguns nomes aparecem muito em um período de tempo, normalmente porque fez sucesso em uma novela ou porque era o nome de algum famoso. Dar um nome apenas porque ele está na moda só vai fazer com que seu filho tenha vários amiguinhos com o mesmo nome que ele. Mas isso não significa que você não pode nomear seu filho com um nome da moda só porque ele está na moda. Escolha um nome que combine com o seu filho (e com o sobrenome dele) e que você e seu companheiro gostem.

É importante testar os nomes antes de se decidir. Você pode achar um nome lindo, mas na hora de juntar com o sobrenome escolhido você percebe que ele não fica tão bem assim, enquanto outro nome que talvez não estivesse na lista dos aprovados fica muito melhor e combina muito mais.


Não complique demais os nomes. Se seu filho vai ter um sobrenome longo e cheio de letras duplas, y, w e k, um nome mais simples pode ser uma solução melhor. Lembre-se que ele vai precisar escrever e soletrar o nome muitas e muitas e muitas vezes durante a vida dele. E você também.

Pense no significado, tire inspiração em livros, revistas, novelas, familiares e amigos. Querer homenagear alguém ou lembrar de um personagem favorito não é um problema, apenas pense com cuidado no legado que o nome carrega, seu filho provavelmente vai ser comparado com o homenageado em algum momento da vida dele.


Mas o mais importante de tudo na hora de escolher o nome do seu filho é escolher um nome que você goste. Um nome que, ao olhar para o seu bebê pela primeira vez você consiga se ver falando e chamando por ele. De onde veio o nome não interessa, o importante é que você e seu companheiro encontrem o nome que encaixa perfeitamente no bebezinho que você vai segurar nos braços.