Depois que você descobre que está grávida, existem algumas escolhas muito importantes que vão permanecer com você e com o seu bebê por toda a vida do seu filho. Uma destas escolhas, e a mais importante delas, é a escolha do nome do seu bebê.

Para ajudar você a encontrar o nome perfeito para o seu filho, aqui vão algumas dicas e truques para facilitar o processo:

- Converse com seu parceiro, familiares e amigos. Você pode encontrar inspiração nos lugares mais estranhos, então se você não tiver ideia de por onde começar, amigos e familiares podem te ajudar a encontrar o caminho certo.

- Tradições: Sua família, ou a família do seu parceiro, tem alguma tradição quanto ao nome dos filhos? Se sim, você precisa primeiro decidir se vai ou não seguir esta tradição. Não tenha medo de não seguir tradições, se os nomes já foram usados dezenas de vezes na família, dar um nome que não carrega tanto peso para o seu filho pode ser uma boa ideia. Mas também não deixe de seguir uma tradição se você realmente gostar do nome apenas porque carrega essa história familiar.


- Diga o nome em voz alta. Repetir o nome, com e sem o sobrenome, várias e várias vezes pode te ajudar a escolher o nome perfeito. Você vai dizer esse nome milhares de vezes durante a sua vida, e seu filho terá de escutar o nome ainda mais vezes, então ouvi-lo em voz alta pode ajudar você a fazer combinações e escolhas melhores.

- Teste vários nomes. Procure testar vários nomes antes de fazer a escolha final, nomes compostos, nomes simples, um sobrenome, dois ou mais sobrenomes, cada composição deve ser testada e pensada com cuidado antes de ser escolhida a vencedora.

- Lembre-se que você e seu filho vão precisar escrever e soletrar o nome várias e várias vezes durante a vida dele. Nomes com letras duplas, cheios de y, w, k e outros modelos diferentes podem ser muito interessantes, mas se você precisa soletrar o seu sobrenome toda vez que alguém pergunta, talvez seja melhor escolher um primeiro nome mais simples.


- Pense nos apelidos. Você pode achar um nome maravilhoso, e depois descobrir que os apelidos e abreviações dele podem deixar seu filho constrangido. É importante testar não só os nomes, mas também os apelidos, assim você e seu filho não vão passar por situações constrangedoras que poderiam ter sido evitadas.

- Cuidado com nomes que estão na moda. Não escolha um nome só porque ele está em alta naquele ano. Pense que seu filho provavelmente terá vários amiguinhos com o mesmo nome. Mas não deixe de dar um nome para o seu filho apenas porque está na moda. Você sempre pode fazer uma composição ou encontrar um apelido que deixe o nome com a cara do seu filho.

- Saber o significado do nome pode ser interessante, e pesquisar significado de nomes pode trazer ideias e opções que você não tinha considerado antes, mas este de forma alguma deve ser o fator principal da decisão do nome.


- Nomes de celebridades, personagens de novelas, filmes, séries e livros podem ser diferentes, interessantes ou ter uma ligação emocional para você, mas pense bem antes de escolher o nome, se você realmente quer que seu bebê siga o modelo deixado pela sua celebridade ou personagem favorito.

- Veja seu filho antes de tomar a decisão final. Você pode ter certeza absoluta de qual nome você quer dar para o seu filho, até você ver ele pela primeira vez. Deixe para ter a decisão final quanto ao nome depois de olhar para a carinha do seu bebê pela primeira vez, surpresas acontecem e você pode perceber que o nome escolhido não combina com o seu bebê.

O mais importante é que você encontre um nome que você gosta. Independentemente da opinião de familiares e amigos, a escolha do nome deve ser feita pelos pais do bebê, se você e seu parceiro gostam do nome, este é o nome perfeito.


A Be Little quer compartilhar de todos os momentos da vida do seu filho, deixe um comentário contando pra gente como foi a escolha do nome do seu bebê!