Uma das primeiras preocupações de mãe, quando você ainda está se preparando para a chegada do seu bebê, é com o preparo do enxoval. A gente sabe que vai ganhar roupinhas, fraldas e brinquedos, mas mesmo assim se preocupa com a quantidade de roupas que o bebê vai precisar, principalmente nos primeiros meses de vida dele.

Ter um enxoval completo, com a quantidade certa de roupinhas para utilizar nos primeiros meses do seu bebê pode parecer uma tarefa muito difícil, mas existem alguns fatores que você deve considerar antes de começar a comprar todas as lindas roupinhas que você vê nas lojas.

O primeiro fator a ser considerado é quando o seu bebê vai nascer. A época do ano e o local do nascimento influenciam e muito na quantidade e nos tipos de roupas que você vai precisar comprar. Se o seu bebê for nascer no verão, ou você morar em um lugar que é quente o ano inteiro, a quantidade de roupas que você vai precisar é menor do que se o seu bebê for nascer no inverno ou em algum lugar que chova muito ou faça muito frio.

O Sexo do bebê é o segundo fator a ser considerado. Mais pelos tipos e cores de roupa do que pela quantidade, apesar de que bebês do sexo masculino tendem a fazer xixi no momento da troca de fralda, o que pode sujar um pouco mais de roupas.

Lembre, também, que os bebês crescem muito rápido, e por isso é recomendável que você compre roupinhas em tamanhos variados, e não tudo no tamanho recém nascido ou P. Isso não quer dizer que você só pode comprar 2 ou 3 roupinhas nesse tamanho, apenas que não vale a pena ter 20 roupinhas diferentes nesse tamanho, já que você provavelmente não vai conseguir utilizar todas elas.

Tenha cuidado com os tipos de roupas que você compra. Seu bebê vai precisar de mais bodies, conjuntos de body e calça e pijaminhas do que macacões, vestidos e conjuntos para sair, por isso compre em maior quantidade estes produtos mais básicos, e deixe para comprar conjuntos e macacões mais cheios de detalhes para ocasiões especiais.


Se você encontrar uma roupinha pela qual se apaixonou, mas já tem várias roupinhas lindas naquele tamanho, tente encontrar a roupinha em um tamanho maior, ou escolha uma data especial para utilizar aquela roupa, assim você sabe que vai utilizar aquele macacãozinho ou conjuntinho lindo que você viu.

Se você já sabe que vai ganhar muitas roupinhas, seja dos amigos e familiares ou utilizando as roupinhas de um irmão ou primo mais velho, vale a pena categorizar primeiro as roupinhas que você já tem ou que sabe que vai ganhar antes de decidir o que comprar e em qual quantidade.

Para ajudar você a decidir essa quantidade de roupas, a Be Little criou uma Lista de Enxoval com dicas e quantidades sobre os tipos de roupinhas a serem comprados, e em quais tamanhos.

Escolher as roupinhas que o seu bebê vai usar nos primeiros meses de vida é uma das fases mais gostosas da preparação para a chegada do bebê. A cada roupinha escolhida você já está imaginando seu bebezinho dentro das roupinhas, pensando em quando ele vai usar aquela roupinhas e no carinho que você sente ao pensar no seu bebê. Aproveite cada aspecto da gravidez e dos primeiros meses do seu bebê, o carinho que você coloca na escolha das roupinhas com certeza vai ser sentido pelo seu bebê quando ele vestir as roupinhas.

Deixe seu comentário com perguntas e dúvidas ou compartilhe com a gente suas histórias e peripécias do seu filho e receba uma surpresa por e-mail.