Se você está grávida, ou tem uma melhor amiga, irmã, prima ou tia grávida já deve ter pensado em como será o Chá de Bebê. Você provavelmente já foi ao Chá de Bebê de uma amiga ou parente, e deve ter adorado, ou odiado, a idéia, as brincadeiras e os presentes. O Chá de Bebê serve para comemorar a chegada do bebê, e ajudar os futuros pais a completarem a imensa lista de coisas que precisam para se prepararem para a chegada dele. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas e idéias de temas, presentes e estilos de festas diferentes que você pode fazer para ter um Chá de Bebê perfeito para você.


Normalmente o Chá de Bebê é feito próximo do fim da gravidez, quando a futura mamãe já está com um barrigão. Não existe uma data específica para quando a festa deve ocorrer, mas tente planejá-la para antes da 36ª semana, para que não haja perigo do bebê nascer antes da festa. Se você está tendo uma gravidez de risco, de gêmeos ou mais, pode querer fazer a festa ainda antes para evitar imprevistos.


A primeira coisa a se considerar é quem vai organizar o Chá de Bebê. Normalmente essa tarefa é feita por uma melhor amiga, irmã, mãe ou avó. Se você quer muito um Chá de Bebê, mas ninguém está se prontificando para organizá-la, peça ajuda a uma amiga ou parente para enviar os convites, e faça você mesmo a organização, decoração e arranjos para a festa. Se você tem uma pessoa que está animadíssima para organizar a festa, conversem sobre temas, convidados e presentes, para que a festa fique com a sua cara. E caso alguém queira fazer uma festa surpresa, é sempre importante considerar as vontades e preferencias da grávida.


Pense também em quem você quer convidar, e quantas pessoas serão convidadas. A idéia de que apenas mulheres podem participar da festa não é mais uma regra. Hoje me dia muitos futuros pais querem participar de todos os momentos, inclusive do chá de bebê. Se, por outro lado, você não se sentir confortável, ou não quiser que seu companheiro participe da festa, pode fazer uma lista com convidadas exclusivamente femininas. Escolha a opção que você se sente mais confortável, e escolha o local e horário da festa de acordo com a lista de convidados. Tente enviar os convites com pelo menos 2 semanas de antecedência, assim os convidados terão tempo de se programar, e você provavelmente terá uma festa cheia.


Um tema não é absolutamente necessário, mas pode ajudar na hora de decorar o espaço, e ajuda na hora de pensar em convites, lembrancinhas, prendas e até nos presentes. Se realmente não quiser um tema, pode escolher uma cor, para usar de base na decoração, isso facilita bastante na hora de escolher enfeites, convites e lembrancinhas.

Vamos falar mais um pouco sobre como organizar o Chá de Bebê nos próximos posts, qualquer dúvida, curiosidade ou história sobre o Chá de Bebê, deixe um comentário!

Cha de Bebê (parte 2)