A Hora do Banho pode ser muito divertida ou um verdadeiro pesadelo. Dar banho pela primeira vez em seu bebê recém nascido pode ser uma experiência assustadora, mas é também um momento de carinho e afeto entre você e o seu bebê que ajuda na criação de um vinculo ainda mais forte.

Para ajudar você nessa tarefa, aqui vão algumas dicas e truques para ajudar você a se fazer da Hora do Banho um momento calmo e tranquilo para você e para o seu bebê:

NUNCA DEIXE SEU BEBÊ SOZINHO NA BANHEIRA.

A primeira dica pode parecer meio obvia, mas deixar seu bebê sozinho, mesmo que por alguns segundos pode ser o suficiente para causar um acidente. Um bebê pode se afogar em 2 centímetros de água e em menos de 60 segundos, então mantenha uma mão no bebê durante todo o tempo.

Além de evitar acidentes, o contato ajuda o bebê a se sentir seguro e protegido. Este contato constante é também um sinal de carinho que você e seu bebê com certeza vão apreciar. Apenas tome cuidado para manter um contato firme, principalmente nos momentos em que estiver passando o sabonete, sem apertar muito o bebê. Manter uma mão nas costas ou nuca do bebê é um ótimo jeito de garantir que ele vai manter a cabeça acima da linha da água.

Caso o telefone ou a campainha toque, e você precise atender, enrole seu bebê em uma toalha e o leve com você.

Deixe tudo pronto e à mão antes de colocar seu bebê na banheira.

Independentemente do local escolhido para o banho, seja uma banheira no chuveiro, em uma cômoda no quarto ou em qualquer outro local, tenha certeza de que você tem tudo a mão antes de começar o banho. Shampoos, sabonetes e toalhas devem estar a não mais do que meio passo de distancia, assim você não precisa se movimentar muito e pode continuar cuidando do bebê enquanto alcança o objeto necessário.

Verifique a temperatura e a altura da água antes de colocar o bebê na banheira.

Não é necessário ferver a água do banho, a não ser que você esteja utilizando água de poço ou não tenha certeza da qualidade da água. Utilizar a água do chuveiro ou da pia pode ser mais prático e fácil na hora de encher a banheira. Mas não se esqueça de prestar atenção na temperatura da água, o ideal é que a agua esteja morna, cerca de 37 ou 38 graus centígrados.

Mexa bem a água antes de colocar o bebê nela, verifique se nenhum lado da banheira está mais frio ou mais quente do que o outro, principalmente se você colocou primeiro água fria e depois a quente.

Um bebê recém nascido perde calor muito rapidamente, por isso encha a banheira com cerca de 8 dedos ou 13 centímetros de água, ou o suficiente para cobri-lo até os ombros. Um dos principais motivos de choro durante o banho é não ter água suficiente na banheira, deixando o bebê com frio. Se o bebê já está ficando sentado sozinho, a altura da água não deve passar da cintura do bebê enquanto sentado.

Não abuse dos banhos e dos produtos.

Não é necessário dar banho todos os dias no seu bebê recém nascido. Até que seu bebê comece a engatinhar, dar dois ou três banhos por semana em seu bebê é suficiente. Principalmente nos dias mais frios. Basta que você tome cuidado com a higiene das genitais a cada troca de fralda e que mantenha o rosto do bebê limpo com uma fralda úmida e o banho diário pode ser dispensado. Pelo menos até que seu bebê comece a engatinhar pela casa. Nesse momento os banhos diários se tornam necessários.

O uso de sabonetes e shampoos também não são necessários no banho do recém nascido, a não ser no caso de o bebê estar muito sujo. Se quiser utilizar sabonetes ou shampoos, procure sempre produtos específicos para bebês ou neutros, para que não irritem a pele sensível do bebê.

Faça da Hora do Banho um momento relaxante.

Não existe hora ideal para dar banho no seu bebê. Você pode preferir dar banho no fim da manhã, quando está mais quente, ou antes de jantar ou de dormir. O mais importante é escolher um momento em que você possa dar toda a atenção ao seu bebê, tornando este momento mais relaxante para o seu filho e para você. Sempre que possível inclua seu parceiro nesse momento, assim você tem um apoio caso precise pegar alguma coisa ou se seu bebê esteja se mexendo muito na banheira.

Cuidados com o cordão umbilical:

A limpeza do cordão umbilical deve ser feita três vezes ao dia com algodão e álcool 70%, depois do banho ou da troca de fralda. O cordão umbilical não causa dor no bebê, se seu bebê chora ou reclama durante a limpeza, é por conta da temperatura fria do álcool. É necessário higienizar bem, principalmente no encontro com o umbigo do bebê. Se houver qualquer secreção, passe novamente o algodão com álcool. Um pouco de sangue pode aparecer no momento da limpeza, se necessário, faça um curativo para estancar o sangue e o troque a cada troca de fralda.

A Be Little possui uma linha de enxoval que inclui toalhas e roupões de banho super macios e confortáveis para ajudar a tornar a hora do banho ainda mais tranquila. Nossas toalhas possuem capuz que ajudam a proteger seu bebê até a hora de colocar uma nova roupinha.

Conte pra gente seus medos, dúvidas e histórias em relação à Hora do Banho deixando um comentário.