Ter um bebê recém-nascido em casa é uma alegria. O cheirinho de bebê, as mãozinhas e pezinhos tão pequenininhos e adoráveis. Mas se você nunca teve que cuidar de um bebê antes, ter seu primeiro filho também pode ser bem assustador. Afinal, você tem que tomar conta de uma pessoinha frágil, que depende de você para tudo. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas e truques úteis para ajudar você no cuidado diário com o seu filhote.

- Troca de fralda:

Existem milhões de tipos de fraldas diferentes hoje em dia. Marcas, tamanhos e qualidade variam muito. Você provavelmente vai receber vários pacotes no chá de bebê, então provavelmente vai poder testar varias marcas até achar uma que você goste.

Até que seu bebê deixe de usar fraldas, você vai trocar alguns milhares de fralda, então aqui vão algumas ideias e truques que podem ajudar, até você encontrar o seu método. Depois de algum tempo, você vai conseguir fazer isso quase dormindo, e no escuro.

O primeiro passo é encontrar uma superfície limpa e macia. Sua cômoda provavelmente já vem com um trocador, mas utilizá-lo não é absolutamente necessário, você precisa encontrar o local que seja mais confortável para você, mesmo que ele seja em cima da cama ou mesmo no chão da sala.

Tenha todos os itens à mão. Fralda limpa, algodão ou lenços umedecidos, pomada contra assaduras, uma fralda de pano (principalmente se você tem um menino) e qualquer outro item que você vai precisar durante a troca de fralda. Deixe todos estes itens por perto, assim você não vai precisar se movimentar muito durante a troca.

Sempre tenha uma mão sobre o bebê. Por mais novinho ou quietinho que seu bebê seja, é essencial ter sempre uma mão sobre o bebê, assim, se ele resolver que esse é o melhor momento para se mexer, você não terá nenhum acidente.

Coloque uma fralda limpa embaixo do bebê antes de tirar a suja. Dessa forma, se xixi ou cocô escapar da outra fralda durante a troca, você já tem uma limpinha para evitar uma bagunça. O lado com as fitas adesivas ficam na parte de trás, é o modo mais fácil de saber o lado certo da fralda.

Dobre as fitas adesivas assim que abri-las, para evitar que grudem no bebê ou algum outro lugar durante a troca.

Para evitar que seu menino te dê um banho, e molhe toda a sua roupa e a dele, como é comum acontecer, coloque uma fralda de pano dobrada sobre o pênis do bebê.

Cuidado na hora de fechar a fralda. Não aperte demais, lembre-se que, por estar deitado, a barriga do bebê está “murchinha”, então deixe um pouco de espaço na hora de fechar a fralda, e verifique se ela não está muito muito apertada depois de levantar o bebê. Aproveite também para verificar se a fralda não ficou dobrada nas perninhas.

Feche a fralda suja como um pacotinho, utilizando as abas para fechar o pacote, e coloque em uma sacola e depois no lixo. O cheiro pode ser bem potente, principalmente depois de o bebê começar a se alimentar de coisas mais solidas.

- Cuidado com as unhas:

As unhas dos bebê muito flexíveis, principalmente nos primeiros dias, então pode ser difícil cortá-las. Preste atenção no tamanho da unha, e nas pontas delas, para que seu bebê não se arranhe nem fique se enroscando nas roupas e brinquedos.

O ideal é esperar alguns dias antes de cortar as unhas, já que elas vão ficando mais rígidas, mas como elas crescem muito rápido, é sempre bom ficar de olho. Pode ser que você precise cortá-las mais do que uma vez por semana.

Tenha tesouras ou cortadores de unha apropriados para a unha de bebês. Não utilize tesouras com ponta reta ou cortadores de unha para adultos, já que eles podem cortar o bebê.

Muitos pais conseguem cortar as unhas sem precisar de aparelhos, apenas tirando o excesso com as mãos, por elas serem molinhas, tirar o excesso não é muito difícil.

Outra técnica utilizada é cortar as unhas do bebê com a boca, mas esse método não é recomendado, já que pode introduzir bactérias da boca dos pais em algum cortezinho na mão do bebê. A diferença de tamanho entre os dedinhos do bebê e os dentes dos pais também podem causar problemas.

Se você ainda não tem muita prática, pode utilizar luvas ou meias nas mãos do bebê para evitar que ele se arranhe, principalmente quando não estiver muito quente.

- Limpando o ouvido:

O nosso ouvido, assim como o de um bebê, produz cera, ou cerume, que protege a parte interna do ouvido contra a entrada de sujeiras ou poeiras, assim como microrganismos que podem causar otites. Conforme a cera vai se acumulando, ela resseca e sai da parte interna do ouvido para a externa, de onde precisa ser limpa.

O primeiro ponto importante nesse processo é: NÃO utilize hastes de algodão no ouvido do seu bebê. A única parte que você precisa limpar é a externa, o que pode ser feito com uma fraldinha molhada.

Utilizar uma haste de algodão pode empurrar a cera mais para dentro do ouvido, o que pode ser prejudicial, causando desconforto e abafamento da audição.

Existe uma grande diferença entre acumulo de cera e otite, a febre. O acumulo da cera não causa febre, mas seu filho pode apresentar outros sintomas, como coceira no ouvido ou dificuldade de ouvir e mesmo um pouco de dor. Se você perceber estes sintomas, o ideal é consultar um pediatra, que possui os equipamentos necessários para diagnosticar corretamente qual é o caso e se seu filho precisa apenas de uma limpeza (feita por um especialista) ou de remédios para combater uma infecção.

A Be Little quer ajudar você no cuidado diário com o seu bebê. Para isso, nossas roupinhas são feitas pensando no conforto e na praticidade. Nossos bodies e macacões possuem botões de pressão que ajudam na hora de vestir e de trocar, além de serem feitos em tecidos super macios e antialérgicos, para não irritar a pele sensível do bebê.

Aproveite também nosso fim de semana Esquenta Black Friday, utilize o cupom BLACKFRIDAY antes de finalizar a compra e ganhe 20% de desconto. Valido até 06/11.