Hoje completamos nossa série sobre a criação de gêmeos. Quando se tem gêmeos idênticos, é importante perceber que, apesar de fisicamente iguais (ou quase), eles são duas crianças diferentes e que vão desenvolver personalidades diferentes. Não é por que eles se parecem fisicamente que vão agir da mesma forma ou mesmo gostar das mesmas coisas.

Saber identificar cada criança e os gostos e desejos deles é muito importante para o crescimento emocional e psicológico deles. Isso não quer dizer que eles não podem gostar das mesmas coisas ou que precisam ser completamente diferentes um do outro, apenas quer dizer que eles não serão iguais em tudo, e que é necessário respeitar esta diferença.

Conforme eles vão crescendo, você vai perceber essa diferença nas personalidades, e deve interagir com cada gêmeo da maneira mais adequada para a personalidade dele. Lembrando-se sempre de que sua atenção e seu carinho devem ser distribuídos e demonstrados igualmente entre os dois gêmeos.


Uma das primeiras demonstrações de personalidade é na hora de escolher o que vestir. Cada criança pode ter uma preferencia diferente da do irmão, vesti-los iguais, principalmente quando eles já demonstram não querer, pode ser prejudicial, já que todas as pessoas (e coleguinhas de escola) passam a ver os dois como um bloco, uma única pessoa em vez de duas pessoas distintas. É importante que você permita que as personalidades e diferenças entre as duas crianças apareça também na hora de vesti-los.

Deixar irmãos gêmeos estudarem na mesma sala pode ser bom ou ruim. Isso depende mais da forma como eles encaram a escola e a sala de aula do que do fato em si. Para alguns pares de irmãos, dividir a mesma sala ajuda a encarar um novo desafio com mais segurança, sabendo que não estão sozinhos, enquanto que para outros a presença do irmão pode ser uma distração na hora de prestar atenção no que o professor está dizendo. O mesmo vale para as amizades, nem sempre eles conseguem dividir os mesmos amigos, nesses casos, estar em salas separadas permite que tenham amigos diferentes.

Sendo em sala diferentes ou não, o mais importante é que os gêmeos se sintam bem e confortáveis em seu meio social, seja na escola ou com um grupo de amigos ou familiares. É importante não confundir qual criança é qual e respeitar as diferenças entre eles. Dessa forma eles vão crescer de forma saudável para se tornarem adultos responsáveis e conscientes.

Deixe um comentário com suas histórias e dúvidas que vamos tentar responde-las aqui no Blog!