Hoje vamos falar continuar falando sobre criar gêmeos, já falamos um pouco sobre isso no post anterior, e hoje vamos falar mais um pouco sobre o assunto.


Amamentar dois bebezinhos ao mesmo tempo não é fácil. O tempo que você precisa para amamentar, trocar e ninar um bebê já ocupa muitas horas do seu dia, quando estas horas são multiplicadas por dois (ou três, ou mais) você praticamente precisa de mais horas do que um dia contém.


Amamentar dois bebês ao mesmo tempo é uma tarefa difícil, mas possível. Existem almofadas de amamentação que ajudam a mãe de gêmeos a amamentarem seus dois bebês ao mesmo tempo, um em cada seio. É uma questão de prática e costume, de encontrar a maneira correta de posicionar os bebês para que eles consigam sugar o leite e não atrapalhar o irmãozinho que está mamando ao lado.

Caso você não consiga, de jeito nenhum, amamentar os dois bebês ao mesmo tempo, você pode amamentar um bebê no seio enquanto o outro bebê recebe o leite materno em uma mamadeira. Intercalar qual bebê recebe a mamadeira e qual o seio ajuda você a criar um laço afetivo com os dois bebês.

Deixar que os bebês durmam no mesmo quarto, e até mesmo no mesmo berço durante os primeiros meses, pode ser uma solução não só para quem não tem muito espaço em casa, mas também para acalmar os bebês. Como os bebês dividiram o útero, estar perto um do outro ajuda a acalma-los.


Essa prática só passa a causar problemas quando um dos bebês não deixa o outro dormir, ou quando o espaço do berço não comporta mais os bebês. Nesse caso, é necessário separar os bebês de berço, mas não necessariamente de quarto. Dividir o quarto enquanto os bebês são pequenos facilita no cuidado, principalmente durante a noite. Separa-los em quartos diferentes pode ser necessário quando os bebês ficarem maiorzinhos, cerca de 3 ou 4 anos, principalmente em caso de gêmeos de sexo diferentes.


No próximo post vamos continuar dando dicas sobre como cuidar de gêmeos, deixe um comentário com dúvidas e dicas que você tenha e tentaremos responder no próximo post!