O Carnaval é uma festa muito antiga. Ela acontece 40 dias antes da páscoa e era, principalmente, um momento de festa e exageros antes da quaresma (período de 40 dias antes da páscoa durante os quais não se come carne). Já no fim idade média a festa era muito popular, e as máscaras e fantasias já eram utilizadas. Seu sentido religioso perdeu a força, mas a festa cresceu, se multiplicou e ficou cada vez mais deslumbrante. O Carnaval do Rio de Janeiro é, hoje, considerado o maior do mundo, e por todo o Brasil a festa acontece, em cada lugar de uma forma diferente, mas é sempre uma grande festa.

É por isso que criança e carnaval pode ser uma ótima combinação. Carnaval é sinônimo de festa, de folia, de fantasia e diversão, e é exatamente disso que criança gosta. Mesmo as crianças mais tímidas se divertem se fantasiando. E para que você, pai e mãe, não fique se preocupando o tempo todo com o seu filho nesse período de festas, aqui vão algumas dicas de como deixar seu filho pular carnaval até cansar, deixando você aproveitar também, afinal, não é só criança que gosta de pular carnaval.

O primeiro ponto é saber identificar o tipo certo de festa que o seu filho pode participar. A idade dele é o mais importante nesse quesito. Infelizmente, para os papais e mamães que gostam de festar, assistir os desfiles das escolas de samba na avenida não é o melhor lugar pra levar seu bebê. Para as crianças muito pequenas, lugares com muitas pessoas, cores e música podem excitá-las exageradamente, o que pode causar insônia, pesadelos, e terrores noturnos. A agitação da festa e a quantidade de pessoas em volta também pode ser demais para o sistema imunológico do bebê, já que ele ainda não está completamente formado. Então cuidado com a exposição do seu bebê no Carnaval. Uma festa em casa ou um clube pode ser uma escolha melhor se você tem um bebezinho.

Para aqueles que já não são mais tão pequenininhos, se fantasiar e participar de uma festa toda colorida como o carnaval é uma ótima maneira de estimular a imaginação e a criatividade. A hora de escolher ou mesmo de criar uma fantasia é perfeita pra deixar seu filho demonstrar a criatividade e a personalidade dele. Festas apropriadas para crianças com o tema de carnaval também são uma ótima escolha, deixe ele se divertir com outras crianças da idade dele e aproveitar essa época festiva. Se você tem receio de levar seu filho a uma festa de rua, pode fazer uma festa em casa, convide os amiguinhos dele, assim ele se diverte e você não precisa se preocupar tanto com a segurança do pequeno.

Quanto às fantasias, prefira sempre que possível, tecidos leve e naturais, como o algodão, nada muito apertado, e sem mascaras que fiquem caindo no rosto e que pode impedir a criança de respirar. Tome cuidado para que nenhuma etiqueta ou enfeite fique cutucando a criança, e ofereça bastante água ou suco durante a festa. O carnaval acontece durante o verão, então escolha uma fantasia apropriada para esta época do ano e lembre-se de manter seu filho hidratado. Ofereça suco e água várias vezes, e insista se seu filho se recusar a beber.

Para a segurança da criança, principalmente se for levá-la a uma festa de rua ou cheia de pessoas desconhecidas, use uma etiqueta com o nome da criança, do adulto responsável por ela e o número de telefone do adulto, para o caso de a criança se perder no meio da multidão. A segurança do pequeno é sempre muito importante, por isso improvise um bracelete ou cartão ou etiqueta com esses dados, para que seja mais fácil a localização do seu filho no caso de algum acidente.

O mais importante nessa época de festas, porém, é deixar seu filho se divertir. Usar fantasias, pintar o rosto (com tintas atóxicas e apropriadas para o uso infantil), mascaras (que deixem seu filho respirar normalmente), decorações e festas estão em alta nessa época, e aproveitar o momento para deixar seu filho expressar a criatividade é essencial para o desenvolvimento dele.

Muitos clubes, associações e empresas oferecem festas durante o dia que são voltadas para as famílias e para as crianças, e você pode e deve aproveitar essas oportunidades para apresentar seu filho às festas de carnaval.

Outra opção, para quem gosta de aproveitar o feriado de forma mais tranquila, é aproveitar esta época para acampar ou visitar cidades onde o carnaval não é tão forte. Mesmo o Carnaval sendo uma festa disseminada por todo o país, nem todas as cidades e regiões possuem uma tradição forte de festas de rua. Uma visita à uma dessas cidades pode ser uma ótima opção para você e seu filho caso você prefira passar o carnaval de forma mais tranquila.

A Be Little confecciona roupas de algodão próprias para o verão, aproveite algumas de nossas peças para criar uma fantasia criativa e confortável para seu filho. Como você, nos preocupamos com o conforto e a segurança do seu filho, por isso nossas roupas são feitas pensando na praticidade em vestir e no conforto do seu filho aliados a lindos modelos exclusivos. Aproveite nossa queima de estoque com produtos a partir de R$8,64.