Um dos marcos do crescimento e desenvolvimento dos bebês sãos primeiros passos e as primeiras palavras. Ouvir seu filhinho dizer pela primeira vez Mamãe ou Papai é um momento emocionante, mas nem sempre essa é a primeira palavra que você vai ouvir seu bebezinho dizer.


Tentar fazer seu bebê dizer mamãe como primeira palavra pode ser frustrante, mas exigir que ele fale ou continuar forçando mesmo quando você já percebeu que seu bebê esta ficando cansado é muito mais frustrante para o seu bebê. Estimular a fala é muito bom, mas forçar o bebê a falar quando ele ainda não está pronto pode ser prejudicial. Deixar que seu filho interaja com outras crianças, por outro lado, estimula a fala e o desenvolvimento social dele.


Existem várias maneiras de ajudar seu filho a dizer as primeiras palavras, mas a mais importante, e mais fácil, delas, é conversar com seu filho. E você pode começar desde muito cedo. Sempre que você for fazer alguma coisa rotineira, trocar a roupa ou a fralda, dar de mamar ou uma papinha, dar banho, etc., é importante que você mantenha contato visual, e que você fale com o seu bebê. Ler para o bebê também ajuda a estimular o cérebro dele e a aumentar a compreensão do bebê para o que está sendo dito.


O assunto em si não importa, se é você ou seu companheiro quem está conversando com o bebê também não. Mas manter o contato visual e falar normalmente com o seu bebê ajuda a estimular o cérebro dele e instiga as primeiras palavras. Aja como se estivesse realmente conversando, deixando pausas para uma resposta, dessa forma o bebê entende que conversar é uma ação entre duas ou mais pessoas. Continuar a conversa como se o bebê tivesse respondido alguma coisa também ajuda.


Estimule e aprecie qualquer som que seu filho der como resposta, mesmo que não passe de um balbucio. Seu bebê ainda está aprendendo como funcionam os sons que ele consegue produzir, e ao estimular estes sons você está um passo mais próximo de ouvir a primeira palavra da boca do seu bebê. Repetir sons para o seu bebê também ajudam a inspirar as primeiras palavras, desde que você perceba os sinais de cansaço e frustração dados pelo bebê caso ele ainda não consiga dizer o que você está esperando ansiosamente para ouvir.

Por fim, depois de muitas conversas, muita leitura e muita repetição, ouvir seu filhinho dizer mamãe ou papai pela primeira vez é uma emoção que não se encontra em nenhum outro lugar. Aproveite cada fase do desenvolvimento do seu bebê e acompanhe com carinho cada momento da vida dele.

Deixe um comentário contando qual foi a primeira palavra do seu bebê e com qual idade ele falou pela primeira vez e receba uma surpresa por e-mail!