A escolha do nome do seu bebê é a primeira de muitas escolhas importantes da vida dele. O nome que você escolher para o seu bebê vai continuar com ele por toda a vida dele, por isso esta é uma escolha que deve ser feita com cuidado e muita conversa.

Existem muitas maneiras de se escolher o nome do bebê, você pode seguir uma tradição de família, homenagear algum parente ou amigo, dar o nome de uma celebridade ou de algum personagem de novela, filme, série ou livro. Mas o mais importante nessa escolha é se decidir por um nome que você goste, independentemente do que parentes e amigos digam a respeito dele.

Para ajudar você a se decidir sobre o nome, aqui vão algumas dicas que podem facilitar na hora de escolher:

-Fale o nome em voz alta. Muitas vezes. Você com certeza vai chamar pelo seu filho milhares de vezes, e não só o primeiro nome, em alguns momentos pode ser necessário dizer o nome completo do seu filho em voz alta, então faça isso já no processo de escolha do nome.

-Teste vários nomes. Nomes simples, compostos, tradicionais, originais, tente vários nomes que você gosta e veja como soam junto com o sobrenome do seu filho. Alguns nomes podem soar estranho quando colocados junto com o sobrenome, então teste todos eles com todas as variações possíveis.

-Converse com seu parceiro. Tanto a mãe como o pai devem concordar com a escolha final do nome. Se vocês não conseguem concordar com um nome simples, tentem juntar os dois nomes.

-Não escolha um nome apenas porque ele está na moda. Nomes entram e saem de moda o tempo todo, escolher um nome só porque ele está na moda só vai fazer com que seu filho encontre vários colegas de escola com o mesmo nome.

-Não deixe de escolher um nome só porque ele está na moda. Se você realmente gosta do nome, acha bonito, acha que combina com o sobrenome, então vá em frente com a sua escolha.

-Pense na grafia do nome. Letras duplas, y, w, e k podem fazer de um nome comum um nome mais criativo. Mas não complique um nome só pra usar algum destes recursos, lembre-se que seu filho terá que escrever o próprio nome e também soletrá-lo em vários momentos da vida dele, então não complique demais. Se o sobrenome já for longo e “difícil”, pense em nomes mais simples. Se o sobrenome for mais comum, um nome diferente, com letras duplas, por exemplo, pode ajudar a diferenciar seu filho.

-Pense nos apelidos. É muito difícil uma criança não ganhar nenhum apelido durante a vida dela. Alguns podem ser carinhosos e bonitinhos, mas as crianças também podem ser muito cruéis, então pense em todos os apelidos possíveis com o nome do seu filho.

-Pense no significado do nome. A maioria das pessoas pode não se importar com o significado do nome dos outros, mas se o nome tiver um significado ruim, pode ser que seu filho não goste muito quando descobrir.

-Não siga uma tradição familiar só porque é uma tradição. Se na sua família já tem várias pessoas com o mesmo nome, seu filho pode ser comparado com estas pessoas o tempo todo. Se você não quiser desagradar a família não seguindo a tradição, tente um nome composto, assim você pode homenagear o parente/amigo e ainda dar uma identidade única ao seu bebê.

-Nomes de celebridades, personagens de novela, séries e livros podem ser interessantes, mas lembre-se que o nome será sempre associado ao legado deixado pelo homenageado. Você realmente quer que seu filho se comporte da mesma forma que sua celebridade ou personagem favorito?

-Veja seu filho antes de tomar a decisão final. Pode ser que, depois de segurar seu bebê pela primeira vez, você perceba que o nome que tinha escolhido não combina com ele. Segurar seu bebê pode ser a inspiração que você precisava para se decidir por um ou outro nome. É esse o momento de decidir realmente, então pense com carinho no nome que você vai dar ao seu bebê e veja se ele realmente combina com o pequenino que você está finalmente segurando em seus braços.

E o mais importante: não se deixe levar pelo palpite dos outros. Família, amigos e até mesmo estranhos na rua podem dar idéias, mas a decisão final é sua. Permita-se testar os nomes e escolha aquele que você acha que combina melhor com o seu bebê.

A Be Little se preocupa com todos os momentos da vida do bebê e procura trabalhar sempre com produtos de qualidade. A praticidade de nossas roupinhas combinadas com o charme que você só encontra aqui ajudam a preparar você e sua família para a chegada do seu bebê. A Be Little tem várias opções de saída de maternidade para deixar a chegada do seu bebê em casa ainda mais especial!

Você já escolheu o nome do seu bebê? Deixe um comentário contando pra gente como foi essa decisão tão importante.