Se você está grávida, já deve ter pensado em como será seu Chá de Bebê. Você provavelmente já foi ao Chá de Bebê de uma amiga ou parente, e deve ter adorado, ou odiado, a idéia, as brincadeiras e os presentes. O Chá de Bebê serve para comemorar a chegada do bebê, e ajudar os futuros pais a completarem a imensa lista de coisas que precisam para se prepararem para a chegada dele. Pensando nisso, vamos falar de algumas idéias de temas, presentes e estilos de festas diferentes que você pode fazer para ter um Chá de Bebê perfeito para você.

Normalmente o Chá de Bebê é feito próximo do fim da gravidez, quando a futura mamãe já está com um barrigão. Não existe uma data específica para quando a festa deve ocorrer, mas tente planejá-la para antes da 36ª semana, para que não haja perigo do bebê nascer antes da festa. Se você está tendo uma gravidez de risco, de gêmeos ou mais, pode querer fazer a festa ainda antes para evitar imprevistos.

A primeira coisa a se considerar é quem vai organizar o seu Chá de Bebê. Normalmente essa tarefa é feita por uma melhor amiga, irmã, mãe ou avó. Se você quer muito um Chá de Bebê, mas ninguém está se prontificando para organizá-la, peça ajuda a uma amiga ou parente para enviar os convites, e faça você mesmo a organização, decoração e arranjos para a festa. Se você tem uma pessoa que está animadíssima para organizar a festa, conversem sobre temas, convidados e presentes, para que a festa fique com a sua cara.

Pense também em quem você quer convidar, e quantas pessoas serão convidadas. A idéia de que apenas mulheres podem participar da festa não é mais uma regra. Hoje me dia muitos futuros pais querem participar de todos os momentos, inclusive do chá de bebê. Se, por outro lado, você não se sentir confortável, ou não quiser que seu companheiro participe da festa, pode fazer uma lista com convidadas exclusivamente femininas. Escolha a opção que você se sente mais confortável, e escolha o local e horário da festa de acordo com a lista de convidados. Tente enviar os convites com pelo menos 2 semanas de antecedência, assim os convidados terão tempo de se programar, e você provavelmente terá uma festa cheia.

Um tema não é absolutamente necessário, mas pode ajudar na hora de decorar o espaço, e ajuda na hora de pensar em convites, lembrancinhas, prendas e até nos presentes. Se realmente não quiser um tema, pode escolher uma cor, para usar de base na decoração, isso facilita bastante na hora de escolher enfeites, convites e lembrancinhas.

Muitas festas hoje em dia utilizam o tipo de presente preferido pelos pais como tema, você pode fazer um chá de fraldas, deixando claro no convite que todos os presentes devem ser fraldas e você pode deixar dicas sobre qual tamanho convidado deve trazer, afinal, você não vai querer receber dezenas de pacotes de tamanho P ou recém nascido e apenas 1 de outro tamanho.

Você também pode fazer uma lista de presentes em uma loja, e passar o nome da loja no convite ou apenas passar a lista por e-mail, deixando todos os convidados saberem o que você ainda precisa. Se quiser ganhar apenas roupinhas, lembre aos convidados que os bebês crescem rápido, e que você precisa de roupas de vários tamanhos. Pense também no clima, você pode deixar claro no convite qual estação do ano combina com cada tamanho de roupa (ex. 3 meses: outono, 6 meses: inverno, 9 meses: primavera, 1 ano: verão), assim você vai ganhar roupas apropriadas para cada fase e tamanho do seu bebê.

Se você acha que já tem tudo o que precisa para o seu bebê, pode pedir que os presentes sejam para você. Faça uma lista de coisas que possam ajudar a relaxá-la nos breves momentos em que o seu bebê está dormindo, como livros, espuma de banho, chocolate, kits de maquiagem, vale presente de alguma loja que você goste. Este dia é tão seu quanto do seu bebê, então aproveite ao máximo.

Depois de escolhido o tema, você pode fazer um convite tradicional, de papel, ou enviar um convite por e-mail. Pedir que seus convidados confirmem presença por telefone ou e-mail é uma ótima forma de saber quantas pessoas estarão na festa, o que ajuda na organização e montagem de mesas, lembranças e jogos.

As comidas e bebidas podem variar de acordo com os convidados, o horário da festa e a época do ano. Um chá da tarde ou um brunch (por volta das 10:30 ou 11:00 horas da manhã) podem ser bons horários para a festa, e você pode servir sanduichinhos, bolos, tortas salgadas ou doces acompanhadas de sucos, chás (gelado ou quente dependendo do clima) e até chocolate quente, se estiver frio. Você também pode servir bebidas alcoólicas como cervejas, caipirinhas ou coquetéis (podendo fazer algumas versões sem álcool para agradar a todos). Tudo depende dos seus convidados e do tipo de festa que você quer fazer. Você não precisa exagerar nas comidas e bebidas, nem precisa encher o espaço de decorações e enfeites. O mais importante é a presença de todos e a comemoração da chegada do novo membro da família.

Quanto ao entretenimento, você pode seguir a tradição e fazer as brincadeiras que sempre aparecem nos chás de bebês, ou pode escolher brincadeiras diferentes. Se você não se sentir confortável com alguma brincadeira proposta por uma amiga ou parente, não participe. Você e seu bebê são as estrelas da festa, e cabe a você decidir se quer ou não participar de uma brincadeira. Aqui vão algumas dicas de brincadeiras que você pode fazer:

- Competição de troca de fralda (entre as mães presentes no chá, ou entre os convidados que ainda não tiveram bebê. Ou entre os homens presentes).

- A clássica adivinhação dos presentes antes de abrir (desde que os presentes não façam parte do tema como fraldas). Você pode fazer uma prenda caso erre, ou ter que contar alguma história engraçada, ou mesmo não fazer nada, apenas continuar com a brincadeira.

- Um bingo, com pequenos presentes como chocolates, balas, kits de esmalte e batom ou outros pequenos presentes, para quem ganhar.

- Tentar adivinhar o tamanho da barriga da mãe, e quem acertar recebe um prêmio.

- Jogo de perguntas e respostas sobre como cuidar de um bebê.

Você não precisa participar de nenhum destes jogos como competidora, pode fazer as perguntas, marcar o tempo ou dar o prêmio para quem ganhar. Se quiser participar das brincadeiras, ou ficar apenas olhando e se divertindo, sinta-se a vontade para fazer o que quiser durante essa parte da festa.

Uma idéia legal é ter bodies ou camisetas brancas (podem ser para o bebê ou para a mãe) e canetas ou tintas de tecido para que os convidados deixem recadinhos ou desenhos neles. Além de poderem substituir as antigas prendas que sujam e deixam as mães cheias de marcas de tinta ou batom, é também uma ótima lembrança que a futura mamãe com certeza vai guardar com carinho para mostrar para o bebê.

Seja um Chá de Bebê preparado por você, ou uma total surpresa, o Chá de Bebê é um momento de comemorar e aproveitar a gravidez e o bebê que está chegando. Veja que os convidados sejam pessoas próximas a você, sejam elas amigos de trabalho, vizinhos ou familiares. Festas mistas ou apenas para mulheres, com brincadeiras e prendas ou apenas uma reunião de amigas, aproveite a festa para se distrair nessas ultimas semanas antes da chegada do bebê, para se preparar para a chegada dele e completar seu enxoval e todas as outras coisas que seu bebê vai precisar nos primeiros meses de vida dele.

A Be Little quer participar de todos os momentos do seu bebê, para isso, temos bodies, macacões, babadores, pano de boca e vários outros itens que podem ser ótimos presentes para um Chá de Bebê. Deixe um comentário com o que você mais gostou do seu chá de bebê e compartilhe com a gente a sua história.

Ganhe 15% de desconto nos produtos da categoria presentes utilizando o cupom CHADEBEBE. Coloque os itens da categoria em seu carrinho e insira o cupom antes de finalizar a compra e aproveite. Valido até 05/08.