Seu Bebê Está com Frio?

 

 

Uma das grandes preocupações de pais e mães é se seus filhos estão bem agasalhados. Não importa a idade do filho, toda mãe se preocupa e fica lembrando os filhos de levarem uma blusa quando vão sair. E com os bebês recém nascido não é diferente, e é, na verdade, ainda mais importante cuidar da temperatura do bebê, já que ele ainda não sabe comunicar o que está sentindo.

Um bebê é considerado recém nascido pelos primeiros 28 dias de vida. É esse o tempo necessário para o bebê se acostumar com a vida no mundo fora do útero. Os barulhos, cheiros e sensações começam a se desenvolver nesse momento. Os primeiros meses de vida são essenciais para o desenvolvimento do bebê. É nesse período que seus sentidos começam a aparecer. A visão começa a clarear, o paladar começa a se desenvolver, a audição fica mais forte e o tato passa a ser um dos sentidos mais importantes, já que é através dele que o bebê vai descobrindo as coisas. Inclusive sobre o frio e o calor. Por estar se desenvolvendo, o bebê ainda não consegue regular sua temperatura corporal nos primeiros seis meses de vida. O que isso significa é que o bebê pode ficar com mais frio ou mais calor do que as crianças maiores e os adultos. É por isso que é tão importante ficar de olho na temperatura dos bebês.

Uma boa dica para deixar seu bebê na temperatura ideal é sempre colocar uma camada a mais de roupa no bebê do que você esta vestindo, ou seja, se para a mãe ou o pai uma camiseta de manga curta é suficiente, deve-se colocar uma camiseta de manga cumprida no bebê. Se o adulto está de camiseta de manga cumprida, deve-se colocar um casaco no bebê e assim por diante.

Mas mesmo com essa dica, é sempre bom ficar de olho em alguns sinais que o bebê pode expressar para indicar se esta com frio ou com calor: O melhor jeito de ver a temperatura do bebê é pelo tronco, costas e pescoço – um termômetro também ajuda nessas horas – Se essas partes do corpo do bebê estiverem frias, é bom acrescentar uma camada de roupa ao bebê. Se, por outro lado o bebê estiver com a pele úmida, suada, é bom retirar uma camada de roupa do bebê. As mãos e pés não são bons medidores de temperatura, já que tendem a ser mais frios do que o resto do corpo. A cabeça pode ser um bom indicativo, mas deve-se levar em conta que ela tende a ser um pouco mais quente do que o resto do corpo.

Bebês com frio tendem a ficar mais quietinhos, apáticos. Se os lábios ficarem pálidos ou arroxeados é um forte sinal de que seu bebê está com frio, assim como tremores. Nesse caso, tente acrescentar uma camada de roupa no bebê. Se ele continuar apresentando estes sintomas, consulte seu pediatra. Soluços não são, necessariamente, indicativos de frio, como o bebê ainda está se desenvolvendo, podem ocorrer soluços por outros motivos além de frio, já que o diafragma dos bebês ainda não está completamente maduro.

Bebês com calor, por outro lado, tendem a ficar mais irritados, mais chorões, com a pele avermelhada e podendo apresentar um pouco de febre e até mesmo brotoejas. Se seu bebê apresenta alguns destes sintomas, tente tirar uma camada de roupa e amamentá-lo (ou dar um pouco de água, se ele não estiver sendo amamentado no peito). Se após meia hora seu bebê continuar apresentando febre, consulte seu pediatra.

Banhos mornos também podem ajudar a baixar a temperatura do bebê. Em dias muito quentes são recomendáveis dar até três banhos no bebê, mas apenas um deles com sabonete, para não irritar a pele sensível dos pequenos. Banhos frios NÃO são recomendáveis, já que podem causar uma reação contrária, aumentando ainda mais a temperatura do bebê.

É importante verificar a temperatura do bebê e estar preparado para todas as possibilidades climáticas. Se for sair, leve sempre uma muda de roupa mais leve e também um casaquinho. Luvas e gorros também ajudam, principalmente porque as mãozinhas e os pezinhos do bebê tendem a serem mais friozinhos. E lembre-se de proteger o bebê do sol, principalmente nos horários de sol mais forte. Chapéus e gorros também podem ajudar nesses momentos.

A Be Little se preocupa com o seu bebê, por isso possui diversas coleções, para o frio e para o calor, assim você pode deixar seu filho confortável o ano todo. Nossas roupas são feitas com o conforto e a praticidade em mente, os botões de pressão ajudam na hora de por e tirar a roupa do bebê e os materiais usados são próprios para não irritar a pele sensível dos pequenos.

Temos vários modelos de bodies de manga curta e de manga longa, assim como conjuntos de body e calça, que além de ajudarem seu bebê a manter a temperatura ideal ainda vão deixá-los uma graça, prontos para brincar ou passear.

 

Um abraço ; )

Lu Bechara