Cuidar da higiene bucal do seu filho é muito importante. Uma boca saudável é essencial para a saúde do seu bebê, e deve começar desde cedo, antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos.

A idade em que os dentes de leite começam a nascer varia, não existe uma data específica e alguns bebês podem até mesmo nascer já com dentinhos. Independentemente de quando os dentinhos do seu bebê vão começar a nascer, é importante que você faça a higienização da boca dele desde cedo, não só para acostumar seu bebê com a ideia de escovar os dentes mas principalmente para evitar a cárie da mamadeira, que recebe este nome por ser mais comum em crianças que tomam leite a noite e não fazem a higienização da boca antes de dormir.

Para ajudar você a manter a boca do seu filho saudável, aqui vão 10 dicas que com certeza vão ajudar você nessa tarefa!

1) Comece a higienizar a boca do seu bebê desde o nascimento. Até que nasçam os primeiros dentinhos, estimule a boca do seu bebê fazendo a higienização passando uma gaze ou fralda molhada em água filtrada ou fervida por toda a boca do seu bebê. Nessa fase, não é necessário realizar essa limpeza todos os dias, duas ou três vezes por semana são suficientes. Se você notar que ficou leite parado na boca do seu bebê (isso pode ocorrer em casos de regurgitação) efetue a higienização da boca. Você também pode utilizar uma dedeira especial, mas o uso dela só é recomendado depois de seu bebê completar 3 meses de vida.

2) Quando começarem a aparecer os primeiros dentes, utilize uma escova de dentes especial. Conforme os dentinhos do seu bebê começarem a nascer, você pode começar a utilizar uma escova de dentes específica para a idade do seu bebê. Estas escovas possuem uma cabeça pequena e cerdas super macias, para não machucar a gengiva sensível do seu bebê. Utilize a escova não só nos dentinhos mas também na gengiva do seu bebê.

3) A partir dos 10 meses, quando seu bebê já possui vários dentinhos, a escovação deve ser feita diariamente. Com a quantidade maior de dentinhos, uma nova rotina de higienização bucal deve ser introduzida, faça a escovação e limpeza dos dentinhos após as refeições, e sempre que possível inclua também uma escovação antes de dormir, principalmente se você costuma dar leite ao seu bebê nesse momento.

4) Faça visitas periódicas ao dentista. Não espere que seu filho pareça ter algum problema de cárie ou dor de dente para só então levar seu filho ao dentista. Visitas periódicas ajudam seu filho a se acostumar com o ambiente do consultório e diminui o medo das crianças em relação ao dentista. Não use uma visita ao dentista como tática de medo para fazer com que seu filho escove os dentes, isso apenas cria mais medo nas crianças e desestimula a higienização bucal.

5) Utilize escovas e pastas apropriadas para a idade do seu filho. Conforme seu filho vai crescendo, e os dentinhos nascendo, começa a ser necessário utilizar uma pasta de dentes. Escolha uma pasta que seja apropriada para a idade do seu filho, já que as pastas de dentes infantis possuem menos flúor, tem um sabor mais agradável e não machucam a pele sensível da boca das crianças. O uso de escovas de dentes apropriadas para as idades também é importante, já que o tamanho da cabeça da escova e a macies das cerdas ajudam na hora da escovação.  

6) Depois dos 4 anos, deixe que seu filho escove os dentes sozinho. Estimular a limpeza da boca desde cedo é importante, mas é também importante que você permita que seu filho aprenda a escovar os dentes sozinhos a partir dos 4 anos de vida. Conforme as habilidades motoras do seu filho vão melhorando, você pode deixar que ele passe a escova de dentes pela boca, mesmo que depois você finalize a escovação. E a partir do 4 anos, seu filho já deve ser capaz de escovar os dentes sozinhos. Isso não quer dizer que você não precisa mais acompanhar a limpeza ou lembrar seu filho de escovar os dentes, mas dar essa independência de escovar os próprios dentes ajuda no desenvolvimento motor e emocional das crianças.

7) Ensine seu filho a passar o fio dental. A partir do momento em que dois ou mais dos dentinhos do seu bebê nascem encostados um no outro (normalmente os dois dentes da frente em baixo) você já pode e deve começar a passar o fio dental. Mesmo que a dieta do seu bebê seja principalmente leite, passar o fio dental desde cedo ajuda o bebê a se acostumar com o procedimento e evita que qualquer partícula mais grossa fique presa entre os dentinhos do seu filho.

8) Cuidado com o uso de enxaguantes bucais. Existem alguns enxaguantes bucais infantis, mas, assim como os enxaguantes voltados para o uso adulto, eles possuem flúor e podem apresentar alguma quantidade de álcool em sua formula. O uso desses enxaguantes pode alterar a flora da boca do seu filho, por isso não são recomendados as crianças menores de 5 ou 6 anos. Vale também lembrar que para utilizar adequadamente estes enxaguantes bucais, seu filho já deve ser capaz de manter o liquido na boca por alguns segundos sem engolir, então só comece a utilizar estes produtos depois que seu filho estiver maduro o suficiente para isso.

9) Ajude seu filho a criar hábitos saudáveis. Não só no que diz respeito à escovação dos dentes, mas também com a alimentação. Para evitar cáries e outros problemas dentários, procure evitar dar ao seu filho alimentos com muito açúcar, como refrigerante e sucos adoçados, principalmente entre as refeições e antes de dormir. Uma alimentação saudável ajuda a manter uma boca saudável.

10) Troque a escova de dente do seu filho a cada 2 ou 3 meses. Quando as cerdas da escova do seu filho apresentarem desgaste, ou seja, quando apresentarem deformação, está na hora de trocar a escova do seu filho. Utilizar escovas de dentes que já não estão mais em boas condições prejudica a escovação diária, já que a limpeza não é mais feita como deveria. O mesmo vale para as suas escovas de dente. Uma escova de dentes em ótimas condições realizam uma limpeza mais profunda e de melhor qualidade, o que se reflete na saúde da sua boca e da boca do seu filho.

A Be Little entende que nem sempre é fácil manter uma rotina na vida agitada de hoje em dia, e para ajudar você, nossas roupinhas são feitas pensando no conforto e na praticidade. Nossa linha de enxoval possui toalhas, babadores, mantas e jogos de lençol feitos em tecidos super macios confortáveis.

Deixe seu comentário com dúvidas, perguntas e histórias sobre seu bebê ou sobre o que gostaria de ver aqui no blog!